Visual Merchandising pode ajudar a aumentar as vendas da sua loja

Quando projetamos uma marca, um dos maiores desafios é fazer com que ela se consolide no mercado, não é verdade? Mas como torná-la um diferencial e até mesmo popular? Criar uma identidade do público é algo que exige um bom planejamento. Já ouviu falar em visual merchandising (VM)?

Essa é uma estratégia de marketing muito utilizada para criar um vínculo entre o cliente e a marca. Você já parou para pensar como somos influenciados muitas vezes sem nem percebermos? Isso acontece porque somos estimulados, inconscientemente ou não, a todo momento.

O visual merchandising trabalha exatamente essa questão de proporcionar ao consumidor um clima favorável de compra através de estímulos sensoriais. Para isso são aplicadas algumas técnicas. Quer saber como utilizá-lo da melhor maneira para alavancar as suas vendas? Vamos te dar algumas dicas nesse post.

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O que deve ser levado em consideração ao investir no visual merchandising

O que torna uma marca famosa e conceituada? Se você acredita que é apenas vender muito, talvez esteja na hora de mudar esse seu pensamento. Fidelizar um cliente pode ser muito mais relevante do que simplesmente ter um grande lucro momentâneo.

É muito mais interessante garantir que aquele cliente vai voltar outras vezes e criar uma identificação com a sua marca, do que simplesmente vender uma única vez para aquela pessoa. Fora que conquistar novos consumidores acaba sendo sempre mais caro, mesmo que necessário.

Uma vez que você já tem um público fiel, ele mesmo se encarregará em fazer a sua divulgação através do famoso “boca a boca” e, consequentemente, irá atrair mais gente para o seu negócio. Por meio de indicações, sem um custo para você, o seu nome passa a ser referência.

Apesar de parecer fácil, não é tão simples assim. Por isso é interessante levar em consideração o investimento em visual merchandising. Como já mencionamos, essa é uma estratégia que vai muito mais além do que simplesmente vender. Existe uma forte preocupação em garantir que a sua marca irá agregar algum valor na mente do cliente.

Para isso, ele utiliza diversas ferramentas, como o uso de elementos visuais (itens expostos, layout da marca, catálogo de produtos, decoração, iluminação e cores), além de outros métodos, como o aroma, som ambiente e um bom atendimento. Mais de 85% das pessoas têm o poder de decisão de compra no momento em que estão no local.

Por isso é importante conhecer e definir bem o seu tipo de público. Assim você poderá trabalhar com o visual merchandising em cima desse objetivo, de maneira que o indivíduo crie uma identificação com a sua marca no ponto de venda (PDV).

Como vender mais com o visual merchandising?

A partir do momento que criamos uma identidade visual da nossa marca, a tendência é de que as vendas aumentem. Se a sua loja, por exemplo, oferece alguns diferenciais, é bonita, tem produtos interessantes na vitrine, isso gera curiosidade nas pessoas, que vão entrar para conhecer melhor.

O tempo que elas passam lá dentro vendo os seus produtos deve ser levado em consideração também. Quanto maior for o período delas explorando a loja, maiores as chances de comprarem algo, até mesmo se elas não tiverem o objetivo disso naquele momento.

O posicionamento dos itens pode induzi-los a comprar mais do que de fato necessitam. Utilize bem os espaços a seu favor. A área do caixa mesmo pode ser bem aproveitada. Nos mercados, por exemplo, sempre vemos produtos como doces, balas e biscoitos. Isso acontece porque podemos ficar tentados a comprar enquanto estamos aguardando na fila. Em uma loja de maquiagens, itens de viagens, produtos exclusivos podem despertar o interesse da pessoa naquela ocasião.

1- Uso das cores

Por incrível que pareça, sabia que as cores influenciam no comportamento dos consumidores. Isso acontece porque somos atraídos, no primeiro momento, por aquilo que visualizamos. Elas, de certa maneira, acabam gerando diversas sensações imperceptíveis em cada pessoa.

Por isso que o visual merchandising leva em consideração a psicologia das cores. Ela pode ser uma grande aliada, porém deve ser utilizada com sabedoria, de acordo com o teu tipo de negócio.

Isso é muito mais além da sua preferência e gosto. É preciso entender que quem tem que ser impactado é o cliente e não você. O vermelho, por exemplo, desperta sentimentos de raiva, paixão, poder. Já o amarelo, traz sabedoria, relaxamento, otimismo. Essas duas são, inclusive, muito utilizadas por negócios do ramo alimentícios, porque influenciam no comportamento do indivíduo, principalmente se ele estiver com fome, pois sentira uma necessidade de comprar.

Já o azul proporciona tranquilidade. O preto passa a sensação de poder e sofisticação, mas também pode estar associado ao medo e rebeldia. O branco, por outro lado, representa pureza, limpeza e paz. O marrom te faz sentir maior contato a natureza, a liberdade e a casa. Qual será que é a mais adequada ao seu objetivo?

Apesar de ser importante, é preciso entender que as cores sozinhas não garantem eficácia na sua estratégia de construir a sua marca. Além delas, outros pontos devem ser levados em consideração.

2-Elementos sensoriais

Como já explicamos, o visual merchandising abusa de elementos sensoriais. Por isso, dê sempre atenção a fatores como uma boa iluminação. Isso ajudará a valorizar os seus produtos na vitrine e dentro do estabelecimento. Luzes amarelas trazem maior conforto e sensação de aconchego. Já as brancas e coloridas podem ser utilizadas para dar maior destaque ou personalidade.

A música ambiente também pode influenciar. Por proporcionarem diferentes sentimentos e reações, o cuidado no repertório escolhido poderá impactar de maneira positiva ou negativa. Se atente ao volume. Um som alto pode dificultar a comunicação e até mesmo irritar o cliente.

Por último, porém não menos importante, o clima dentro da loja. Uma temperatura agradável poderá interferir na hora do cliente permanecer no estabelecimento. Ambientes muito frios ou quentes tendem a despertar incômodos e fazer com que eles queiram ir embora o quanto antes. Como sabemos que o tempo de permanência impacta nas vendas, o ideal é fazer com que ele se sinta bem e queira ficar ali por um tempo maior.

 

 

3- Se destaque

Criada a sua identidade, agora é o momento para pensar nas estratégias de vendas. Como tornar o seu produto um atrativo? Saber posicioná-los de forma inteligente é fundamental. O que é mais procurado pelo público naquele momento? O que é tendência? Se você revende na sua loja várias marcas, quais são as mais famosas e desejadas pelas pessoas? Tudo isso irá influenciar.

Escolha os seus melhores produtos para destacar tanto na vitrine, como dentro da loja. Essa otimização deverá ser levada em consideração também com os itens menos conhecidos ou procurados pelas pessoas, além de liquidações. Esses produtos podem ser colocados em pontos de maior circulação. Essa é uma estratégia para atrair o público e impulsionar as vendas.

4- Organização com o visual merchandising

Não adiantará em nada investir em estratégias de marketing, em uma loja decorada, se você não priorizar a organização. É preciso ficar atento a alguns cuidados como limpeza, posicionamento dos itens e atendimento prestado. Se o ambiente está bagunçado, com difícil acesso, a probabilidade que o cliente vá embora é grande.

Quando a pessoa vai comprar, ela deseja ter um tratamento personalizado e exclusivo. Um funcionário atendendo várias pessoas ao mesmo momento ou com má vontade pode criar uma imagem negativa. Lembre-se, é a sua marca que está em jogo.

Pense agora, se tudo isso acontece com uma pessoa que está visitando o seu estabelecimento pela primeira vez, quais são as chances dela voltar em outro momento? Agora imagina ela entra em um local organizado, limpo, agradável e com boa receptividade.

Se for alguma época especial, entre no clima e decore conforme a temática. Faça o consumidor se sentir acolhido. Abuse da sua criatividade a seu favor. Crie experiências e não apenas uma venda. As chances do cliente se identificar são mais prováveis de acontecer. Sempre se coloque no lugar dele. Sensibilidade é tudo nessas horas.

5-Tendências

Uma maneira de impulsionar as vendas é estar atento as sazonalidades. Datas comemorativas tendem a impactar no aumento da procurar dos seus produtos pelo público. Trabalhe bem esses temas, seja através da decoração, promoções, brindes e até mesmo embalagem personalizada.

Além disso, fique sempre ligado no que está em alta no seu tipo de negócio. As pessoas tendem a buscar por aquilo que é tendência naquele momento. Use isso a seu favor também na hora de decorar a sua vitrine. Crie elementos que provoquem uma ligação do produto com o seu cliente e despertem nele a curiosidade.

6-Regra de três

Uma estratégia muito utilizada no visual de uma loja é a regra de três. Ela consiste em oferecer três tipos de opções diferentes que poderão interferir na tomada de decisão do cliente. Coloque itens com preços variados, indo desde um mais barato até um outro mais caro.

Isso mostrará que há opções variadas e o levará a ele a ver que existem várias possibilidades. Essa medida pode atrair os diversos tipos de pessoas, que verão que existem opções que atendam as suas condições financeiras.

Se a proposta é fazer uma queima de estoque, coloque na vitrine artigos que chamem a atenção para liquidações. Muitas pessoas acabam se interessando em comprar produtos com um preço mais acessível ou abaixo do valor convencional. Essa é uma oportunidade para aquela pessoa que sempre passa pelo local comprar uma determinada peça que desejava.

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