O agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, respondendo por uma boa fatia do PIB. Por ano, vale dizer, o Brasil produz mais de 200 milhões de toneladas de grãos, entre eles soja, trigo, milho e cereais. No entanto, para que esse mercado funcione adequadamente, obtendo o lucro que deseja, é fundamental pensar na logística de transporte de grãos.
Para saber mais a respeito do transporte de grãos, como principais problemas e como a tecnologia pode ajudar a aumentar a eficiência e produtividade com relação a essa atividade, continue a leitura.
Transporte de grãos
O transporte de grãos é uma operação logística que envolve um longo processo, incluindo planejamento, plantio, colheita dos grãos e preparo para que sejam encaminhados à transportadora, que fará com que cheguem ao seu destino.
No entanto, é comum surgir alguns problemas durante a última etapa desse processo, que é o transporte. A seguir, apresentamos os principais. Veja:
– Condições das estradas
Esse é, sem dúvida alguma, um dos principais problemas. O processo logístico acaba sendo afetado por conta das péssimas condições das estradas brasileiras, atrasando a entrega da mercadoria e, em alguns casos, até impedindo que o veículo se locomova.
Fora isso, pode prejudicar o adequado funcionamento do veículo, fazendo com que apresente problemas, trazendo com isso prejuízo para o bolso do empresário.
– Revisão/manutenção dos caminhões
Outro problema bastante comum é a falta de manutenção periódica nos caminhões, o que faz com que apresentem problemas durante o percurso de entrega dos grãos. Em muitos dos casos, o caminhão fica parado por dia, até que o problema seja resolvido.
– Sobrepeso da mercadoria
Também temos outro problema recorrente em relação ao processo de transporte de grãos, que diz respeito ao sobrepeso da mercadoria no caminhão, fazendo com que se torne lento na estrada e até mesmo provocando perdas de grãos durante o transporte.
Mas como a tecnologia pode ajudar a resolver estes e outros problemas ligados ao transporte de grãos?
Hoje, existem algumas tecnologias que podem tornar o processo de transporte de grãos mais eficiente, produtivo e econômico, capaz de fazer, assim, que a empresa responsável por essa operação se destaque no mercado. Por exemplo:
– Podemos encontrar aplicativos capazes de auxiliar no planejamento de rotas. Com isso, você pode optar por rotas mais seguras e confiáveis, que preservem a sua mercadoria e faça com que ela chegue ao seu destino de forma ágil;
– Há também tecnologias que possibilitam que você acompanhe em tempo real o transporte da mercadoria, de maneira que assim tenha maior segurança em relação a esse processo;
– Também pode contratar tecnologias de gestão de frotas, as quais são capazes de garantir que obtenha maior eficiência em relação ao processo de revisão ou manutenção de seus transportes. É uma excelente tecnologia para quem pensa em evitar gastos ou prejuízos.
Como podemos visualizar, a tecnologia se coloca como uma excelente alternativa para a empresa que busca melhorar a eficiência de seu processo logístico de transporte de grãos. Mas agora que sabe disso, adote-a.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?