Controle de entrada e saida de material: ter um controle eficiente de materiais na obra sempre foi um desafio enfrentado por gestores que averiguam a entrada e saída de materiais, ainda podemos admitir que não é uma tarefa fácil garantir que tudo seja devidamente controlado e organizado em razão da grande quantidade de materiais estocados.
A boa notícia é que existem algumas ferramentas que garantem o pleno controle de forma eficiente dos materiais da construção, quer saber como? Nos acompanhe na leitura abaixo.
IMPORTÂNCIA DE CONTROLAR AS ENTRADAS E SAÍDAS DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO.
Em primeiro lugar, é fato dizer que sem organização não conseguimos fazer nada com sossego e paz, muito menos de modo mais eficiente, não é mesmo?
A organização é peça chave para qualquer projeto que você decida realizar, portanto, controlar os materiais que entram e que saem são serviços essenciais para evitar custos desnecessários e perda de matéria prima durante o curso da construção.
Além de que, com uma boa gestão dos materiais é possível encontrar pontos onde se é possível economizar, encontrando pontos de melhorias e uma forma melhor de usar quando se sabe o que se tem e o quanto se tem.
DICAS DE COMO FAZER A BOA GESTÃO DO CONTROLE DE ENTRADA E SAIDA DE MATERIAL.
1 – EVITE O CONTROLE MANUAL – Minimizar as chances de falhas é fundamental na boa gestão de materiais. Uma forma de evitar erros é usar o mínimo possível o controle manual, isso porque existem softwares bem simples de usar que realizam praticamente todo o trabalho, bastando ao detentor do sistema alimentar as informações.
2 – OBSERVE O DESEMPENHO DOS PRODUTOS – Como bem sabemos, a gestão do controle de entrada e saida de material depende do seu desempenho na construção. Esteja por dentro do que é usado, dos produtos que mais saem e os mais solicitados, dessa maneira, você consegue controlar os custos relacionados àquele produto bem como consegue controlar o quanto do material será necessário.
3 – PREVEJA A DEMANDA QUE SERÁ NECESSÁRIA – Com um controle eficiente, temos uma métrica dos produtos que mais saíram em um determinado período, o que torna possível criar uma previsão do que será necessário para suprir aquela necessidade.
Ter essa informação na ponta da língua é fundamental para reposição. Assim, você não fica sem ofertar aquele produto e consequentemente, não perde o cliente.
4 – OTIMIZE A GESTÃO DE COMPRAS – Tenha próximo de você bons fornecedores que te possibilitam a melhores negociações, melhores prazos e que garantam uma boa fidelização com você. Isso vai ser muito eficaz na hora de finalizar suas compras de acordo com a gestão de compras orçamentada.
5 – FAÇA A REPOSIÇÃO ESTRATÉGICA – A reposição é outra peça-chave para garantir uma boa gestão de materiais. Com tudo explicado acima, a reposição estratégica surge naturalmente, ela consiste em garantir que os produtos sejam recolocados de acordo com a demanda estudada na lista de saídas de modo a não deixar faltar os materiais para seus consumidores fiéis.
Gostou do conteúdo? Então venha conhecer nossas soluções para garantir que você nunca passe por perrengues na hora de fazer a gestão de seus materiais.