Você já ouviu falar em TEF ? A sigla significa Transferência Eletrônica de Fundos é uma solução que pode ajudar o seu comércio oferecendo praticidade e segurança para as suas vendas. Justamente por esse motivo, é muito comum encontrar o TEF em empresas de comércio e varejo.
Nesse artigo, explicaremos um pouco melhor o que é o TEF, como ele funciona, quais os tipos, como escolher o melhor e suas vantagens e desvantagens. Acompanhe conosco e boa leitura.
O que é e como funciona?
A Transferência Eletrônica de Fundos é um sistema para facilitar as transferências financeiras que são feitas através de cartões. Para que ele seja implantado, é preciso contar com uma maquininha de cartão especial, chamada PinPad. Quando as compras são pagas no PinPad, elas são automaticamente registradas no software. Assim, as compras feitas no carão passam por uma central que autoriza o pagamento e colha as informações de compra.
Por que utilizar na minha empresa?
O sistema de crédito é utilizado de forma muito ampla no Brasil. De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito, 72% dos consumidores brasileiros eram adeptos dele em 2016, e 70% faziam uso do cartão de débito. Assim, contar com uma solução que dê mais segurança e agilidade para esse tipo de processo torna-se essencial para qualquer comércio. Além disso, a TEF combate às fraudes, já que o valor é colocado automaticamente.
Diferentes tipos de TEF
Não existe só um tipo de TEF. Eles dividem-se de acordo com fluxo de vendas e outros detalhes. Conheça a seguir os tipos de TEF e para que servem:
- TEF discada: na TEF discada, a comunicação entre o comércio e a central é feita através de uma linha telefônica. Funciona muito bem para comércios menores, embora seja um pouco mais lenta que outros tipos.
- TEF dedicada: no modelo TEF dedicada, há uma linha especial que fica conectada com as operadoras de cartão 24 horas por dia, através de linhas VPN. É um modelo muito rápido, ideal para comércios com vendas em cartão muito frequentes.
- TEF IP: utiliza a internet para suas comunicações, através de protocolo IP. É o modelo mais rápido, também bastante utilizado por empresas com alto fluxo de vendas em cartão.
Como escolher o melhor tipo de TEF?
A escolha do melhor tipo vai depender muito da sua empresa; não há ‘modelo ideal’, apenas o melhor para o seu tipo de negócio. O sistema deve servir para facilitar a vida da sua empresa; assim, aposte naquele que oferece maior praticidade e está mais de acordo com o fluxo de uso de cartões em seu comércio.
Vantagens e desvantagens
Entre as principais vantagens está a segurança das transações, que são melhor controladas e com um risco baixíssimo de fraude, já que o valor e outros detalhes são automaticamente inseridos. Outra questão é que as taxas costumam ser menores para a maquininha PinPad do que nas maquininhas convencionais.
A única desvantagem é a dependência da internet. Por isso, antes mesmo de aderir ao sistema, reforce sua conexão e garanta que você terá acesso à internet em casos de emergência através de roteadores ou 4G.
Ficou interessado em aplicar o TEF na sua empresa, mas não sabe por onde começar?
Então conheça as nossas soluções. Clique no banner abaixo e agende uma demonstração com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.