Um software de gestão ERP (sigla para a expressão de língua inglesa Enterprise Resource Planning, que em português corresponde a Planejamento de Recursos Corporativos) é uma ferramenta muito importante para ajudar você a gerir sua empresa com mais eficiência e em menos tempo, o que te libera para se dedicar a tarefas mais estratégicas para alcançar as metas.
Ele concentra numa única plataforma digital todas as informações referentes aos mais diversos setores do seu negócio, informações essas que ficam disponíveis para qualquer funcionário autorizado, e que facilmente podem ser atualizadas em tempo real, o que otimiza seu tempo de tomar decisões.
Conheça mais sobre software de gestão ERP lendo a seguir.
Como escolher seu software de gestão ERP
Por todas estas e outras vantagens, hoje existem no mercado software de gestão ERP para todos os gostos e bolsos, o que pode tornar complicada a tarefa de escolher o mais adequado para a sua empresa, e acabar com um que, em vez de solucionar seus problemas, só vai gerar novos.
De saída, uma dica essencial é procurar no nicho dos software de gestão ERP especializados na área da sua empresa. Por exemplo, a Domtec Sistemas é uma desenvolvedora de softwares especializada em diferentes tipos de comércio:
-Atacado e distribuição;
-Indústria;
-Lojas de varejo;
-Vestuários e calçados;
-Materiais de construção;
-Bares e restaurantes;
-Supermercados;
-Oficinas mecânicas.
Sistemas oferecidos pelos software de gestão ERP da Domtec Sistemas
Confira a seguir algumas das funcionalidades oferecidas pelos software de gestão ERP criados pela Domtec Sistemas.
Cada um destes ramos de comércio ou serviços tem as suas especificidades, e a empresa cria softwares sob medida para cada cliente, mas alguns dos módulos que estão sempre presentes são:
Estoque:
Controle de quanto de cada produto há no caixa no momento da consulta, localização, datas de vencimento. Aqui o software de gestão ERP oferece funcionalidades como: inventário do estoque, formação do preço de custo, matéria-prima e componentes, etc.
Compras:
Controle do que é preciso comprar, quando, quanto, fornecedores e para abastecer qual unidade. Algumas funcionalidades: solicitação de compra, pedido de compra, entrada de mercadoria, gestão de preços, etc.
Produção:
Refere-se a cada etapa da produção de uma mercadoria, antes de ela ir para o ponto de venda. Algumas funcionalidades: cadastro de máquinas e setores, estoque das matérias-primas, apontamentos dos itens produzidos por máquinas e setores, laudos de qualidade, etc.
CRM:
Sigla para a expressão de língua inglesa Customer Relationship Manager, que em português costuma ser traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente. É um conjunto de técnicas para capturar e armazenar informações sobre clientes potenciais ou efetivos, como: nome, telefone, endereço, e-mail, frequência de visitas ao site e permanência, preferências de compras. Algumas funcionalidades: classificação de clientes, gestão de prospecção, relatórios gerenciais, etc.
Vendas do software de gestão ERP:
Controle do fluxo de vendas num determinado período. Algumas funcionalidades: pedido de venda, metas, visita sem venda, etc.
Fiscal:
Controle de emissão, recebimento e prestação de informações fiscais. Algumas funcionalidades: Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Manifestação do Destinatário, Relatórios Gerenciais, etc.
Financeiro:
Controle de quanto dinheiro há no caixa no momento da consulta. Algumas funcionalidades: contas a pagar, contas a receber, geração de remessa para os bancos, envio de boletos por e-mail, etc.
Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?