Sistema de Controle de Estoque: conheça seus benefícios

Independente do tamanho de sua empresa, é muito importante que ela tenha um sistema de controle de estoque para organizar tudo da melhor forma possível, evitando prejuízos financeiros e de imagem.

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, o que a torna uma importante aliada para que as marcas tenham sucesso no mercado.

Com o sistema de controle de estoque, é mais simples conseguir cumprir os prazos estabelecidos, otimizando a sua rentabilidade, assim como acompanhar a precisão da demanda, evitando desperdício de recursos e de tempo.

youtube

Definição do que é um sistema de controle de estoque

De forma resumida, é uma tecnologia que tem como seu principal objetivo controlar e monitorar o setor de estoque, integrando o setor de produção com a equipe de vendas, a fim de gerir o volume de compras de matéria-prima, evitando a falta ou o acúmulo de produtos.

Além disso, ele também ajuda a empresa a saber mais sobre a sua própria produção, gerando dados e informações que permitem aos gestores tomarem as melhores decisões e ações para melhorar o desempenho geral.

Por que esse sistema é importante?

Manter um produto no estoque por tempo demais, além de ter a possibilidade de ele passar da data de validade (em casos de alimentos e bebidas), também ocupam um espaço que custa dinheiro aos cofres do seu negócio.

Ter a possibilidade de vender algo, mas não ter o que o cliente busca no estoque, também faz a oportunidade não ser aproveitada, com o usuário recorrendo, por vezes, a outro lugar que tenha o que ele busca.

É aí que o sistema de controle de estoque entra, já que ele é responsável por buscar o equilíbrio para produzir as suas mercadorias, fazendo com que suas necessidades sejam atendidas, mantendo a qualidade e respeitando os prazos de entrega.

 

 

Mais benefícios deste sistema de controle de estoque

Por se tratar de um controle automatizado, ele também facilita uma série de outros processos internos da empresa que usa seus serviços. A seguir, vamos citar alguns dos mais relevantes.

Setores mais integrados

Por estarmos falando de um sistema de controle de estoque automatizado, é possível integrar todos os setores do seu negócio, mostrando quando seus fornecedores fizeram a entrega, quando elas saem do seu acervo e seus respectivos valores.

Isso tudo ajuda a acompanhar a evolução das suas vendas, ajudando o seu gestor financeiro, que ao ter uma visão mais ampla e macro da empresa, diminuem sua margem de erro e otimizam seus gastos.

Melhor gerenciamento do estoque

Como foi dito no tópico anterior, ao ter a atualização dos níveis de armazenagem em tempo real, é possível identificar quando é preciso comprar mais, a fim de ter sempre o necessário, mas nunca a mais do que realmente precisa.

Dessa forma, tempo, dinheiro e mão de obra se tornam mais eficientes, sendo aplicados quando é realmente interessante, para que a marca cresça cada vez mais, sem ter prejuízos.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend