Comparado a outros alimentos, a armazenagem nos silos de grãos costuma ser relativamente mais fácil. Mas sempre fica a dúvida se deve vender os grãos imediatamente após a colheita ou se vale o risco armazená-los.
Ainda que traga muitas vantagens, se o armazenamento não for feito da maneira correta, o produtor acaba perdendo parte da sua produção e tendo grandes prejuízos. Por esse motivo, muitos produtores acabam por optar pela venda imediata dos grãos, às vezes em um cenário econômico pouco vantajoso.
Mas realizar o armazenamento adequado não é esse bicho de sete cabeças, desde de que seja feito de maneira planejada e seguindo algumas regras que iremos detalhar a seguir, continue nesse artigo!
Dicas para te ajudar no armazenamento
Parcele a semeadura
Se você realizar a semeadura dos seus grãos em etapas, o processo de colheita, secagem e armazenamento será muito facilitado. Você irá colher a sua lavoura de maneira gradativa, dessa forma não haverá urgência em comercializar os grãos.
Previsão de Produtividade nos silos de grãos
Realize uma previsão de quanto será produzido com antecedência. Isso vai te ajudar a prever os custos e as soluções com armazenamento e transporte, evitando problemas como falta de espaço, por exemplo.
Previsão de Demanda de Mercado
Realize um acompanhamento contínuo da demanda do mercado para que a sua produção não seja nem excessiva, nem insuficiente. Dessa forma você também poderá planejar o melhor momento para realizar a venda dos grãos, e calcular o espaço necessário para o armazenamento dos mesmos.
Realize parcerias nos silos de grãos
Caso você não possua Silos de grãos que atenda às suas necessidades, é muito interessante realizar parcerias com outros produtores vizinhos ou até mesmo alguma cooperativa.
Cuidados para o armazenamento seguro nos Silos de grãos
Existem alguns problemas que podem atrapalhar o seu armazenamento e gerar muitas perdas na sua produção, mas é possível evitar com alguns cuidados básicos, que farão toda a diferença no seu retorno financeiro.
1º – É primordial manter todos os silos de grãos limpo. Antes de armazenar seus grãos, realize um processo minucioso de desinfecção.
2º – Verifique constantemente os níveis de umidade dos grãos. Essa verificação deve acontecer no momento de entrada dos grãos na unidade e depois periodicamente durante o período em que eles permanecerem armazenados. Antes da entrada no silo, os grãos devem passar pelo processo de secagem (natural ou artificial). A umidade é um dos fatores que geram mais perdas de grãos em silos, por isso esse processo é muito importante.
3º – É necessário um monitoramento constante da temperatura dentro dos silos de grãos e da aeração. Isso pode mudar de uma região para outra, por isso é importante a manutenção desses níveis dentro dos padrões de qualidade exigidos.
4º – Outro aspecto muito importante sobre o armazenamento seguro, é o monitoramento constante para evitar insetos, pragas e roedores (em alguns casos, problemas com pássaros são bem sérios, também), para evitar infestações e perdas consideráveis.
5º – Realize a desinfecção preventiva de todo os Silos de grãos, e até mesmo para eliminar as pragas presentes com inseticidas adequados. Isso pode ser feito por expurgo ou com inseticidas residuais de contato.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre os nossos recursos e ferramentas para Silos e Armazéns? Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores!