Para o agricultor, garantir uma boa comercialização dos seus grãos é muito importante, e, para isso, ele precisa armazená-los da forma mais adequada possível para que fiquem bem conservados e mantenham sua qualidade. Essa é exatamente a finalidade dos silos de grãos para armazenamento, que recebem a produção de grãos e a mantêm conservada nas condições ideais para depois ser distribuída.
A produção agrícola brasileira, ainda nos dias de hoje, perde muito por falta de uma estrutura para armazenamento realmente apropriada. Diante desse cenário, preparamos este artigo para orientar você sobre as melhores formas de manter os seus silos de grãos e garantir grãos saudáveis e de qualidade para comercialização.
Por que o bom armazenamento em silos de grãos é tão importante?
O armazenamento correto da produção em silos de grãos é fundamental para evitar que os grãos se deteriorem e gerem perdas para o produtor. Armazenar a produção de qualquer forma é estar sujeito a grandes riscos, principalmente se não houver uma secagem prévia e eficiente dos grãos.
Caso a produção seja armazenada estando ela muito úmida, a tendência é que os grãos sejam prejudicados por meio do desenvolvimento de ácaros e outros micro-organismos. Além disso, o próprio estímulo metabólico dos grãos causa deterioração de suas propriedades.
Precisamos considerar também que nem todos os períodos do ano contam com uma boa demanda na comercialização dos grãos, o que acaba resultando em uma distribuição mais lenta. Dessa forma, a produção ficará armazenada por mais tempo e caso não esteja em boas condições de armazenamento, ela não vai se manter saudável por muito tempo.
A falta de poder de barganha do produtor é um fator que também deve ser considerado, o que significa que se ele não tiver a liberdade de negociar o seu produto no momento em que achar mais apropriado, poderá ficar refém dos preços do mercado.
Vantagens ao utilizar os silos de grãos para armazenamento
Ao recorrer aos silos de grãos para armazenamento, o produtor poderá contar com as seguintes vantagens:
Antecipação da colheita: não há necessidade de esperar que a produção seque naturalmente. Nesse caso, é possível disponibilizar a área para novas plantações;
Reduz tempo de exposição: o período de permanência da planta em solo é minimizado e isso evita danos por pragas ou más condições climáticas;
Conservação das propriedades e da qualidade dos grãos: mantém as propriedades e a qualidade dos grãos mesmo em períodos mais longos;
Produto com boa valorização: grãos com menos umidade e livres de impurezas, o que aumenta a sua valorização dentro do mercado.
Cuidados no armazenamento para aumentar a durabilidade dos grãos
Prepare os silos de grãos
Os silos de grãos devem ser muito bem preparados para receber a produção. Sendo assim, faça a limpeza adequada dos silos e elimine todos os resíduos que possam ter insetos.
Você deve ainda fazer uma boa verificação no piso, já que esse local também costuma abrigar muitos insetos.
Seque os grãos de forma suficiente
Principalmente se você for armazenar seus grãos por períodos mais longos, é importante secá-los para alcançar níveis menores de umidade. Dependendo do local e do tipo de grão, os níveis mínimos de umidade variam, por isso é importante conhecer as necessidades do tipo de grão que você cultiva.
Controle a temperatura
Controlar a temperatura do armazenamento de grãos é fundamental e para isso, você deve colocar a produção em um sistema de armazenamento com boa aeração, a fim de ter esse controle.
É recomendado também manter cabos de temperatura nos silos para monitorar os grãos de forma segura.
Para a maior parte dos grãos, a temperatura mais apropriada é de 25 ° C. No caso do milho e da soja, a indicação é que a temperatura seja inferior a 20 ° C.
Observe se há insetos
Principalmente em períodos mais quentes, a infestação de insetos pode ocorrer de uma forma muito desastrosa, por isso verifique pelo menos uma vez por semana a presença desses animais e caso perceba que eles estão se instalando nos silos, siga as medidas necessárias para eliminá-los.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?