Há algum tempo, o Brasil, recorrentemente, tem problemas para estocar sua produção de grãos. Os silos do país conseguem armazenar uma quantidade menor de grãos do que a colhida. Para resolver essa situação existe o silo bolsa.
Esse modelo de armazenamento é muito usado na Argentina e vêm ganhando espaço com os produtores brasileiros. Isso porque sua montagem é bem mais simples e rápida, quando comparada com os silos tradicionais.
O silo bolsa é feito de polietileno dividido em três camadas para garantir a resistência e durabilidade. Ele tem o formato de sanfona, mas, quando cheio, se assemelha a um tubo.
Por meio de uma máquina chamada embalsadora, os grãos são colocados dentro do silo e selados. Sempre seguindo o tamanho máximo indicado no silo.
Sua utilização traz uma série de vantagens para os produtores, algumas delas são:
Custo-benefício de um silo bolsa
Um dos principais atrativos do silo bolsa é seu custo-benefício para os produtores. Enquanto o armazenamento em silos tradicionais é caro, com o silo bolsa esse valor é reduzido.
Geralmente, os produtores têm um gasto de cerca de R$ 1 por saca para manter os grãos armazenados em um Silo Bolsa.
Valorização
Uma das vantagens que os dois silos têm em comum é a valorização da produção. Isso porque, o momento da colheita nem sempre é a melhor hora para vender a produção.
Dessa forma, manter as sacas de grãos bem armazenadas e protegidas é essencial para que os produtores tenham segurança para esperar que os preços alcancem um patamar favorável.
Proteção
Além de armazenar a produção, o silo bolsa, quando utilizado da forma correta, tem a função de impedir que os grãos sofram a ação de fungos, mofos e/ou pragas.
O silo bolsa é hermeticamente fechado. Isso significa que não há a entrada de oxigênio no sistema. Isso cria um ambiente que impede a proliferação de insetos e fungos.
Dessa forma, mantém a qualidade e a viabilidade dos grãos enquanto estão armazenados. Permitindo que eles possam ser utilizados depois de algum período de tempo.
Logística de um silo bolsa
Escoar a produção não é tarefa simples. As péssimas condições das estradas brasileiras e a escassez de caminhões faz com que o preço dos fretes seja alto. Além disso, o tempo do transporte é longo.
Com isso, o silo bolsa é uma excelente opção para garantir a qualidade dos grãos enquanto as sacas esperam para serem transportadas.
Setorização
Outra vantagem do silo bolsa é a setorização da produção. Sua constituição, formato e forma de alocação permite que o produtor possa separar sua produção de acordo com o tipo de produto.
Desse modo, podem ser divididos os grãos transgênicos dos não transgênicos, de acordo com as datas de colheita, ou ainda, separar a produção levando em consideração às áreas de onde foram colhidas.
Com isso, os produtores podem procurar o preço mais adequado para determinada estratificação dos grãos colhidos.
Nós temos o software de gestão ideal para o seu negócio!
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?