Garantir que todas as operações funcionem da melhor forma possível, principalmente para quem trabalha com a separação de mercadorias no estoque, mantendo uma boa organização delas, é extremamente importante.
Desta forma, quando um cliente realizar uma, a separação da mercadoria será realizada de forma mais prática e sem atrasos, caso a distribuidora se atente para organização do estoque.
Despachar o produto correto possibilita para os funcionários da empresa uma sensação de que tudo está sendo feito da forma correta, principalmente quando o cliente se sente satisfeito com a experiência de ter comprado da sua empresa.
Mas como reduzir os erros no atacado distribuidor na hora de fazer a separação das mercadorias? Separamos algumas dicas especiais para vocês, confira!
Erros na separação de mercadorias
1. Não gerar relatório de separação de mercadorias
O relatório de separação, também chamado de picking list, é uma lista responsável por cuidar da separação dos pedidos, é umas funções de mais complexidade dentro da distribuidora.
Os erros cometidos geralmente são na separação de produtos incorretos, quando trocam os dados, às vezes por descuido ao lote do produto, entre outras coisas.
2. Não integrar os sistemas
Um grande erro é não contar com o apoio imprescindível da tecnologia, tornando os processos de expedição confusos e desorganizados.
3. Não se atentar ao empacotamento
Outro erro é não ter cuidado com a embalagem e empacotamento dos itens, expondo o produto ao risco de danificação.
4. Não dispor de equipamentos adequados
Não possuir um layout inteligente na distribuidora pode prejudicar e muito o controle de estoque, causando erros operacionais.
Como reduzir os erros na separação das mercadorias
É imprescindível reduzir os erros no atacado distribuidor através de uma separação otimizada de mercadorias. Sendo assim, é necessário fazer uma análise crítica sobre como as operações estão ocorrendo no setor, investindo então, em planejamento e boas práticas, que vão trazer benefícios para a empresa.
Veja as dicas que selecionamos:
1. Faça o relatório de separação de mercadorias
A picking list é uma listagem fundamental para a organização das mercadorias que precisam ser separadas. Ela auxilia na hora de expedir os produtos. A ideia do relatório de separação é evidenciar as informações que são importantes, como por exemplo: nome do produto, sua localização no armazém, descrição, quantidades, peso e código de barras.
2. Faça a integração dos sistemas para separação de mercadorias
Outra forma de reduzir erros na separação de mercadorias, é através da integração entre os sistemas. Ele possibilita que todos os setores e dados da empresa estejam em um só lugar.
Desta forma, quando um pedido for realizado, automaticamente será encaminhado para o Yzidro ERP, e de forma quase imediata já poderá ser enviado para separação.
Após as mercadorias estarem separadas, o pedido já pode ir para a conferência, e assim ser liberada para os setores de faturamento e expedição.
3. Fique atento ao empacotamento
O processo de empacotamento das mercadorias ocorre depois da separação e pode se tornar um problema, caso a distribuidora não se atente a qualidade das embalagens.
Isso de forma nenhuma deve ser menosprezado. Pacotes danificados ou frágeis podem com certeza serem avariados durante o transporte, e desta forma, o cliente pode ficar insatisfeito com a entrega, e isso não é o desejo de nenhuma empresa.
4. Disponha de equipamentos adequados
Quando se tem um layout inteligente na distribuidora e se dispõe de equipamentos adequados, se podem evitar muitos erros de teor operacional.
É necessário possuir uma estrutura de armazenamento adequada, que leve em consideração as mercadorias, itens que são sazonais, ou itens que possuem um maior giro, espaço de circulação e espaço para separação. Tudo isso pode facilitar para que a distribuidora tenha um trabalho eficiente.
Gostou do artigo? Aproveite e conheça as nossas soluções solicitando uma demonstração com um de nossos consultores clicando no banner abaixo!