A requisição de compra é uma operação de fundamental importância para o adequado funcionamento de uma indústria. A partir dela, os diferentes setores de uma empresa solicitam os materiais e serviços necessários para desempenhar suas funções de acordo com a estratégia, a fim de manter a produtividade esperada.
Quer aprender mais sobre essa solução? Leia o post.
O que é requisição de compra na indústria?
Basicamente, uma requisição de compra é uma solicitação para iniciar o processo de compra de itens, serviços ou mercadorias necessários ao funcionamento normal de um negócio.
Este processo é o primeiro passo para uma organização iniciar uma compra ou aquisição.
As requisições de compra permitem que as compras sejam feitas no momento certo e evitam pedidos de compra desnecessários.
Requisição de compra é a mesma coisa que ordem de compra?
Uma requisição de compra é um documento interno que funciona como uma espécie de liberação para todas as compras que exigem aprovação dentro da empresa. Por exemplo, quando uma equipe precisa de novos computadores, é feita uma requisição que deverá ser analisada pelo setor responsável.
Já uma ordem de compra é um documento formal de compra emitido pela empresa quando uma requisição é revisada e aprovada. Portanto, esse documento é usado para finalizar a compra.
Dessa forma, podemos dizer que se uma requisição de compra foi deferida, ela pode virar uma ordem de compra.
Como fazer uma requisição de compra na indústria eficiente?
A requisição de compras faz parte do dia a dia de uma indústria e aprendê-la a fazer é fundamental. Saiba como com algumas dicas abaixo:
Selecione uma ferramenta para requisitar a compra
O primeiro passo é definir/selecionar as ferramentas que devem ser utilizadas para solicitar requisição de compras em sua empresa. Por exemplo, e-mail, formulários específicos ou software de gerenciamento de compras.
É importante considerar seus objetivos de negócios ao escolher o suporte. Além disso, é importante treinar sua equipe para que ela saiba como colocar em prática essa estratégia.
Estabeleça quem pode fazer a requisição de compra
Para garantir a padronização no processo de requisição de compras em sua indústria, cuide também de estabelecer a pessoa/profissional que pode solicitar a aquisição de produtos. Por exemplo, o chefe do setor.
Defina as informações que devem constar na requisição de compras
Outra dica é definir de forma clara as informações que devem constar na requisição de compras. Afinal, são elas que serão usadas para analisar e aprovar o pedido.
Por exemplo, tipo de produto solicitado, descrição do item, quantidade desejada, qualidade exigida, prazo de compra etc.
Como se pode verificar, a requisição de compras é uma ferramenta que pode auxiliar uma empresa a gerenciar de forma eficiente as aquisições de produtos e/ou itens. E agora que você sabe como fazê-la de forma eficiente, coloque a mão na massa e organize esse processo em sua organização.
Quer ler outros conteúdos como este, e assim enriquecer seus conhecimentos? Então não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Não deixe de aproveitar!