Relatório contábil: veja a importância para indústrias

Toda empresa, seja ela pequena, média ou grande, precisa de um planejamento constante para melhorar seus negócios e manter seu crescimento. Entre as ações que uma empresa pode fazer para conseguir tal objetivo é através de uma gestão financeira auxiliada pelo relatório contábil.

É através deste relatório que uma empresa reúne documentos onde se encontram todas as informações contábeis e patrimoniais, entre elas despesas, valores de custo e impostos.

youtube

O que é o relatório contábil

Em um relatório contábil constam documentos que descrevem as informações colhidas pelo setor de contabilidade da empresa, como impostos, custos e despesas. Esses relatórios são feitos de forma mensal, trimestral ou anual.

Esses documentos podem ser acessados de forma impressa ou através de arquivos digitais. Através desses dados, é possível realizar uma análise financeira, que possa auxiliar os gestores na tomada de decisões.

 

Quais tipos de relatórios contábeis existem?

Existem dois tipos de relatórios contábeis: os obrigatórios e os não obrigatórios.

Os relatórios obrigatórios, também chamados Demonstrações Financeiras, são aqueles exigidos pela lei. Entre os documentos presentes nele estão:

  • Balanço Patrimonial (BP)
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recurso (DOAR) – apenas para empresas de Sociedade Anônimas

Alguns desses relatórios, dependendo da situação, devem ser publicados através de mídia escrita.

Já os relatórios não obrigatórios são aqueles não exigidos pela legislação. Mas também são de extrema importância para a tomada de decisões dentro das empresas, pois os dados podem ajudar em investimentos importantes.

  • Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC): exceto para sociedades de capital aberto ou patrimônio líquido superior a dois milhões de reais, o que já passa a ser obrigatório.
  • Demonstrativo de Valor Adicionado (DVA): exceto para companhias abertas.

Ambos fazem descrições de operações passadas, o que ajuda os gestores na previsão de despesas e receitas para períodos futuros.

 

 

Um relatório contábil ajuda a compreender a verdadeira situação financeira da empresa. Não só isso como também ajuda no seu desenvolvimento e nos negócios. Algumas das vantagens que esse relatório pode trazer:

  • Ajuda na tomada de decisões;
  • Ajuda na identificação e organização de pagamento dos tributos anuais;
  • Analisa possíveis cortes de gastos que podem ser feitos;
  • Identifica o melhor momento para melhorar um produto ou serviço;
  • Possibilita acesso facilitado ao crédito.

Entre tantos outros, esse relatório permite observar a situação geral da empresa e ajuda na identificação de oportunidades e ameaças, para que se possa criar estratégias eficientes de negócios.

 

Quem pode fazer os relatórios?

Todo esse trabalho com coleta de informações deve ser feito com muita cautela, pois eles são documentos de extrema importância para a empresa. Através dele é que são feitas as administrações dos negócios.

Portanto, eles devem ser feitos por profissionais contábeis com auxílio de um software de gestão empresarial (ERP). Não devem existir erros, porque qualquer descuido pode causar um grande prejuízo para a empresa.

 

Como elaborar um bom relatório contábil?

Primeiramente, é necessário fazer um bom planejamento de contas, evitando generalização. Por exemplo, quando há mais de um produto à venda, os lançamentos devem ser feitos de forma separada.

O provisionamento de valores também é importante. Todos os valores precisam ser supervisionados, em curto e longo prazo. Se isso não for executado, o balancete ficará incompleto.

 

Quer saber como nosso sistema pode te ajudar a melhorar seu negócio e manter seu crescimento? Agende uma demonstração com um de nossos consultores clicando no banner abaixo!

 



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend