A produção puxada, também conhecida como produção enxuta, na indústria é mais uma inovação que compõe a indústria 4.0, visto que se trata de um sistema de produção mais eficiente no uso dos recursos e que causa menos desperdício.
De forma a entender os benefícios e como funciona a implantação deste sistema, te convidamos a ler este artigo. Acompanhe!
Produção Puxada: o que é?
Na indústria, existe o sistema de produção puxada que consiste em produzir somente aquilo que é necessário. Isso significa trabalhar acompanhando o fluxo das atividades já realizadas e identificando o que será preciso para a próxima tarefa.
Esse processo de produção não utiliza estoques, visto que tudo depende do pedido do cliente. Com a demanda em mãos é que se começa a produção.
Dessa maneira, a produção puxada tende a provocar um número muito menor de desperdício e excedentes na fabricação, visto que esse sistema depende da emissão do pedido para dar início a todo o processo, inclusive o de adquirir materiais.
Nesse contexto, a empresa investe na qualidade do produto, ao invés de pensar em quantidade.
A filosofia Just in Time utiliza o mesmo conceito de produção.
Como implantar a produção puxada em sua indústria?
Agora que você já entende o conceito desse sistema de produção, vamos conhecer como acontece a sua implantação no contexto industrial.
Confira!
- Fluxo de trabalho e projeto
O primeiro passo para implantar a produção enxuta em sua indústria é elaborar um bom projeto, a partir de um fluxo de trabalho bem estruturado por um profissional responsável.
- Utilize o Kanban
Fazer o controle de produção contando com o Kanban (que são cartões de sinalização) contribui para a organização e sucesso em cada etapa do processo.
- Dê início à produção puxada
Após esse período de estruturação, comece a produção puxada em sua indústria, no entanto será necessário se atentar às possíveis falhas provenientes do período de adaptação à nova modalidade de produção.
- Acompanhe os resultados
É preciso acompanhar todos os resultados do processo de produção puxada para verificar se tudo está acontecendo conforme o sistema aponta, trazendo o retorno esperado para a empresa, colaboradores e os clientes.
Conheça os benefícios do sistema de produção puxada
Já foi explicado como o sistema de produção puxada tende a apresentar muitos benefícios à sua indústria, mas quais seriam essas vantagens? São eles:
- Reduz os custos com estoque;
- Elimina os desperdícios;
- Não há produção de excedentes;
- Operação mais eficiente e lean;
- Foco na qualidade do produto final;
- Agilidade dos processos;
- Melhor controle do inventário;
- Aumento da produtividade;
- Otimização do fluxo de mercadorias.
Vale considerar que para obter o controle eficiente e eficaz da sua produção, é essencial contar com sistemas de qualidade e que tragam mais agilidade e otimização para a sua empresa.
Com o auxílio de um software especializado é possível acompanhar todo o processo de produção.
A Domtec Sistemas oferece as soluções mais adequadas de produção enxuta para a sua empresa, sendo ela de pequeno, médio ou grande porte. Para conhecê-las, basta solicitar uma demonstração conosco clicando no banner abaixo!