Todas as empresas, independentemente do seu ramo, buscam se destacar em meio à competitividade do mercado e gerar cada vez mais lucro. Porém, para as indústrias, cabe aos gestores o desenvolvimento de meios que possibilitem esse retorno, e o principal deles consiste em investir em meios de otimização da produção industrial. Sendo assim, listaremos, nesse texto, algumas ações que podem contribuir para a otimização da produção industrial da sua empresa. Esse tema lhe interessa? Então, continue lendo!
1. Identifique e corrija erros
É de fundamental importância identificar os erros da sua linha de produção, para que você possa empregar ferramentas para corrigi-los o quanto antes. Pontos como a segurança dos colaboradores e a frequência de manutenções preventivas não podem ficar em segundo plano.
2. Estude o mercado
Sua produção precisa estar de acordo com a demanda do mercado. Assim, tendo como base o seu histórico de vendas, construa uma base de dados relativos ao volume de produção ideal. Sistemas integrados, como os ERPs, podem ajudar nessa tarefa.
3. Tenha padrões na produção industrial
As etapas do processo produtivo precisam ser mapeadas para que seja possível determinar o tempo médio de cada uma, o que permite que a linha de produção industrial seja padronizada. Com isso, o planejamento da sua produção fica mais previsível e, consequentemente, mais eficiente.
4. Incentive a sua equipe
A sua força de trabalho precisa ser valorizada, incentivada, motivada e estar bem preparada para o trabalho a ser executado. Além disso, é preciso estar atento à quantidade de funcionários necessária para manter ágil e produtiva a linha de produção. Invista em treinamentos e em ferramentas adequadas para o trabalho e inclua sua equipe na discussão de decisões importantes.
5. Evite gargalos de produção
Um gargalo de produção industrial é observado quando determinada etapa do processo produtivo paralisa ou atrasa a produtividade de uma empresa. É fundamental identificar as causas do gargalo, para impedir atrasos nas etapas subsequentes da produção.
6. Faça manutenções preventivas na produção industrial
A quebra de máquinas é um dos maiores motivos de atrasos na linha de produção. Desse modo, é de extrema importância evitar que essas quebras aconteçam, o que só é possível traçando um cronograma rigoroso de manutenções preventivas. Outro ponto importante é a constante atualização das máquinas, fazendo a substituição sempre que seja necessário.
7. Tenha um Sistema Integrado de Gestão Empresarial
Esse é, sem dúvida, o ponto mais importante quando falamos em otimizar os processos industriais. As chaves de uma linha de produção que funciona bem são a integração e a comunicação eficiente, o que só é possível através do uso de um sistema que integre todos os processos da sua empresa.
Para tanto, é fundamental adotar uma plataforma de gestão empresarial (ERP), que consiste em uma ferramenta capaz de controlar e integrar todos os setores da sua empresa, desde o controle de insumos, almoxarifado, frequência de manutenções, até o fluxo de caixa.
Como vimos, a otimização da linha de produção é a chave do aumento da produtividade e do lucro em uma organização, e uma plataforma ERP pode ser muito útil nesse processo.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?