Previsão de Faturamento: saiba como calcular na sua distribuidora

O planejamento financeiro é um dos principais aliados dos empreendedores e gestores, permitindo analisar o contexto empresarial e, assim, estabelecer estratégias que ajudem na maximização dos resultados. Uma das atividades dessa área é a previsão de faturamento, o que permite antever os acontecimentos futuros com o objetivo de preparar o negócio para o atendimento das demandas do mercado, além de disponibilizar as informações necessárias para os investimentos.

Quer saber como calcular a previsão de faturamento da sua distribuidora? Então este post foi feito especialmente para você. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

youtube

Conceituação da previsão de faturamento

Afinal, o que é previsão de faturamento? Esse questionamento é mais comum do que imagina, e a necessidade de ter a real conceituação ajuda a aplicar essa ferramenta de maneira correta e inteligente.

A previsão de faturamento engloba alguns elementos importantes: a quantidade de vendas, o preço e o resultado financeiro. Sendo assim, projetar o faturamento consiste em estimar o número de vendas a um determinado nível de preços e quanto esses dois elementos gerarão de capital monetário.

Mas não confunda previsão de faturamento com o desejo de aumentar as vendas, em que essa metodologia deve ser realista e baseada em dados concretos que permitam realizar a projeção do movimento de vendas.

Além disso, nem sempre é sinônimo de incremento nas vendas, afinal, o contrário também pode acontecer conforme o contexto empresarial.

Então, como fazer a previsão de faturamento?

Agora que você entende de maneira mais profunda o conceito de previsão de faturamento, chegamos ao ponto de te ensinar a colocar essa metodologia em prática e, assim, possa ajudar a sua distribuidora a alcançar ainda mais sucesso com estratégias valiosas.

Veja abaixo algumas boas práticas!

Analise o histórico e planeje o futuro

Da mesma forma que no mercado financeiro os rendimentos passados não sejam garantias para lucros futuros, o histórico de vendas da sua distribuidora não significa a replicação no futuro. Contudo, analisar o volume de vendas passadas e as estratégias adotadas ajudam a entender o comportamento de consumo e, dessa forma, possa gerar a previsão de faturamento.

Para isso, você vai precisar de um bom software ERP, onde estarão armazenados todos os dados referentes às movimentações de vendas e níveis de preços. A partir desses dados será possível transformá-los em informações para a previsão de faturamento e a correta tomada de decisão.

 

 

Analise as sazonalidades

É comum que as distribuidoras passem por períodos de sazonalidades, tais como: festas de fim de ano, datas comemorativas, mudanças de estações do ano e outros elementos conforme o produto ofertado. Tais sazonalidades podem afetar no aumento ou diminuição das vendas, o que afetará diretamente o faturamento.

Períodos de sazonalidades favoráveis costumam aumentar em até 20% o volume de vendas e você deve analisar esse comportamento histórico do seu negócio. A partir dos resultados obtidos será capaz de fazer a previsão do faturamento e, ainda, se preparar para atender ao aumento da demanda.

Reforçar os estoques, negociar o custo de aquisição com fornecedores e reavaliar a política de preços são algumas das atividades que devem ser adotadas para ter a efetiva previsão de faturamento da sua distribuidora.

Analise o contexto econômico

Não poderíamos deixar de falar de previsão de faturamento da sua distribuidora sem mencionar o contexto econômico, afinal, movimentos como a taxa básica de juros (Selic), inflação, câmbio e outros elementos vão influenciar no nível de vendas do seu negócio.

Se a inflação está muito alta você deve aplicar fatores de redução na previsão, salvo se a sua distribuidora trabalhar com produtos essenciais, por exemplo, medicamentos, alimentos e afins.

Nesse processo você deve avaliar a saúde financeira da sua distribuidora para ter o correto planejamento e, para isso, é altamente recomendado que a sua empresa tenha um bom software ERP, garantindo a tomada de decisão de maneira ágil e efetiva.

Pronto para fazer a previsão de faturamento da sua distribuidora? Com as informações deste post você terá êxito nessa atividade!

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend