O setor de construção tem se mostrado um dos mais promissores, caminhando bem mesmo em tempos de crise. Por conta disso, saber a previsão de demanda para poder contar com um estoque ideal deve ser a principal estratégia das lojas.
De acordo com dados da Abramat (Associação Brasileira de Indústrias de Materiais de Construção), o setor de materiais de construção finalizou o ano de 2019 com alta de 2% e, para 2020, a expectativa é que esse número aumente para 4%.
Apesar dos dados promissões, comerciantes e empreendedores devem ter equilíbrio na hora de organizar o estoque e, assim, manter o bom faturamento do negócio.
A seguir, vamos falar mais sobre previsão de demanda para lojas de material de construção. Confira tudo!
Afinal, o que é previsão de demanda?
As lojas de materiais de construção precisam estar sempre atentas à entrada e saída de produtos para que a demanda seja sempre cumprida. Afinal, cliente insatisfeito não gera bons resultados para um negócio.
Por isso, a previsão de demanda funciona como um parâmetro do que é preciso ter no estoque em maior ou menor quantidade. A previsão de demanda é feita de acordo com uma análise a respeito de critérios baseados no que os clientes estão consumindo mais em cada período.
Por exemplo, vamos supor que ocorra de repente um aumento na busca por tintas na cor vermelha. Por meio dessa previsão de demanda, os comerciantes conseguem adequar o estoque para conseguirem suprir as necessidades dos clientes.
No dia a dia, para que se tenha uma previsão de demanda mais assertiva e de acordo com as características de cada loja, é primordial que se tenha um software de gestão capaz de mensurar a movimentação real do estoque.
Com a utilização de um ERP para construção, além de ter um controle mais efetivo do estoque, o empreendedor evita o desperdício de recursos.
Como organizar o estoque de acordo com a previsão de demanda?
Para uma previsão de demanda adequada, o correto é manter uma rotina organizada, com a realização de algumas tarefas que são primordiais para identificar o que os clientes andam precisando mais e, dessa forma, suprir o estoque com os itens mais necessários e de maior saída.
Faça o controle de entrada e saída
Com a utilização de um software de gestão, a sua loja poderá fazer o controle de entrada e saída de materiais, elaborando uma previsão de demanda mais eficiente.
Trace objetivos
Quando se tem uma boa previsão de demanda, é possível analisar de forma mais qualitativa o fluxo do estoque. Com os dados em mãos, se torna mais fácil estabelecer metas de curto, médio e longo prazo de acordo com o fluxo de vendas de cada seção.
Por exemplo, alguns materiais acabam tendo uma demanda maior e o lojista precisa estar atento para não deixar que o cliente fique sem os seus itens necessários.
Se apoie na tecnologia
Foi-se o tempo em que o controle de estoque, para se ter uma boa previsão de demanda, era feito manualmente. De fato, o trabalho era redobrado e passível de erro.
Agora, com o crescimento das novas tecnologias, como é o caso do software de gestão ou ERP para pequenas e médias empresas do mercado de construção, o controle e acesso às informações ficou mais fácil.
Além de um controle efetivo, utilizar um ERP irá otimizar as demais atividades de sua loja, melhora o compartilhamento de informações, acesso a dados mais rapidamente e facilita as tomadas de decisões futuras, sempre com base na previsão de demanda.
Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?