Não há dúvida de que ter um programa eficaz de prevenção de perdas é fundamental para o sucesso de uma distribuidora em atingir suas metas rapidamente. Isso porque é uma ação que pode ajudar sua empresa a eliminar desperdícios causados por erros em diversos processos, como produção e fraudes, mantendo assim a lucratividade do seu negócio.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar tudo o que você precisa saber sobre o tema, como o que é, os benefícios e como criar um plano de prevenção para o seu negócio. Acompanhe!
O que é prevenção de perdas?
Podemos entender a prevenção de perdas como um conjunto de ações e/ou estratégias que visam evitar desperdícios, gastos desnecessários e lucros em uma distribuidora.
Muitas vezes, essa é uma estratégia que depende da tecnologia para atingir seus objetivos, por exemplo, garantir que o estoque esteja aquecido para que as vendas ou o lucro não sejam perdidos.
Nesse sentido, é importante destacar que a prevenção de perdas pode ocorrer de diversas formas em uma distribuidora. Veja:
- Quando a empresa deixa de vender produtos por indisponibilizar no estoque;
- Quando há falhas nos processos administrativos, o que pode gerar gastos desnecessários e retrabalhos;
- Quando o setor produtivo gasta de forma desnecessária matérias-primas por falta de planejamento;
- Quando ocorrem fraudes ou furtos. São situações que fazem uma empresa ter grande prejuízo financeiro.
Benefícios
Essa é uma estratégia que proporciona diversos benefícios aos distribuidores, como:
- Redução de custos, já que se trata de uma estratégia que tem por objetivo evitar o retrabalho.
- Crescimento saudável da organização;
- Processos mais alinhados e eficientes;
- Rápido crescimento da distribuidora, já que ela terá saúde financeira para isso;
- Aumento das vendas;
- Time qualificado e bem alinhado com o alcance dos objetivos da organização.
Como fazer um plano de prevenção de perdas para sua distribuidora?
Saiba como realizar o plano de prevenção de perdas de sua distribuidora em alguns passos:
- Faça o mapeamento dos processos de sua empresa: o primeiro passo é realizar o mapeamento dos processos de sua distribuidora. Essa operação permitirá a você ter de identificar possíveis erros e, com base nisso, pensar em soluções/estratégias para resolvê-los e evitar seus danos ao negócio.
- Defina estratégias/soluções: o segundo passo é pensar nas estratégias/soluções para montar um plano de prevenção de perdas. Por exemplo, adotar um sistema que permita a automatização de processos.
- Capacite sua equipe/time: para que um plano de prevenção de perdas alcance o resultado almejado, é fundamental capacitar sua equipe de trabalho para que ela entenda como ele vai funcionar e o que precisa ser feito para que os objetivos sejam conquistados.
- Monitore os resultados: por fim, é importante mensurar os resultados do plano de prevenção de perdas. Isso possibilita alinhar as estratégias, caso necessário.
Viu como não é tão difícil montar um bom plano de prevenção de perdas? Coloque as nossas dicas em prática e prepare o seu de forma rápida e eficiente. Não deixe de aproveitar e bons negócios!