A precificação de serviços costuma ser algo bastante delicado para qualquer tipo de empresa. Quando se trata de oficinas mecânicas, as coisas não são diferentes, especialmente para quem está iniciando neste segmento.
São muitos os aspectos e variáveis a serem levados em consideração na hora de estabelecer uma precificação dos serviços referentes a uma oficina mecânica.
Contudo, tal mecanismo é indispensável para o sucesso desta empreitada comercial, o que torna extremamente importante ter estratégias para fazer tal quantificação de preços.
Continue a leitura e confira algumas dicas imprescindíveis para fazer a precificação de uma oficina mecânica de forma assertiva e estratégica.
Conheça o público-alvo antes de começar a precificação de serviços
Delimitar o público-alvo é uma estratégia de marketing vital para qualquer empresa. Não adianta tentar agradar a todos os tipos de público, é algo extremamente contraproducente, sendo um tiro no pé.
Quando se trata de uma oficina mecânica, este trabalho precisa ser feito com bastante cautela, uma vez que oficinas mecânicas tendem a atender um tipo bem híbrido de público.
Nesse panorama, é natural que o público classe A deve ter um orçamento diferente do público B ou C, por exemplo. Devido a estes e outros aspectos é preciso conhecer a clientela em potencial antes de estabelecer valores definidos.
Levantamento de custos
São muitos os custos envolvidos em uma oficina mecânica. Contudo, é preciso estudar acerca dos futuros gastos para ter uma dimensão mais exata de quanto cobrar para não apenas conseguir quitar as dívidas, mas também lucrar com o negócio.
Por exemplo, é preciso levar em consideração o trabalho por hora, assim como contemplar as questões referentes aos equipamentos e à complexidade do serviço para quantificar um valor justo e ao mesmo tempo estratégico para atrair a clientela.
Ou seja, é preciso levar em consideração tanto os gastos diretos, quanto os indiretos, no que concerne ao negócio. Nesse sentido, é preciso conhecer detalhadamente cada custo, evitando algum elemento surpresa em forma de gasto inesperado.
Além disso, existe a questão da concorrência, o que demanda estratégia para arrumar clientela, uma vez que promoções e preços mais baixos atraem consumidores. O que torna indispensável bastante minúcia antes da precificação dos serviços.
Pesquisa aprofundada de mercado
Essa é outra parte crucial dos negócios. É preciso uma análise aprofundada do mercado para quantificar um preço. Afinal, o negócio está gerando rentabilidade satisfatória no atual panorama? Como conseguir atrair a clientela? Quanto a concorrência anda cobrando?
Essas e outras questões são imprescindíveis, uma vez que por determinados serviços mais básicos as pessoas não gostam de pagar caro. Porém, existe uma parcela do público que não economiza quando a problemática envolve revisões mais complexas.
É preciso ter oferta e demanda. Além disso, é necessário ser realista na hora da precificação, uma vez que serviços muitos caros tendem a ser inacessíveis para grande parte da população, dependendo do público-alvo.
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