Precificação de Produto eficiente na sua loja de Material de Construção

Conduzir a precificação de produto com inteligência é essencial para o sucesso da sua loja de material de construção. É preciso encontrar o ponto de equilíbrio perfeito para manter a competitividade, atrair o interesse do consumidor em potencial e ainda obter uma boa margem de lucros. Se você tem dificuldades nesse quesito, em primeiro lugar, saiba que não está sozinho e, em segundo, confira nossas dicas!

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Conheça o mercado antes de realizar a Precificação de Produto

Você precisa se manter competitivo no mercado em que atua, por isso, sempre monitore o preço dos seus concorrentes. Fique de olho nas outras lojas da sua cidade e em municípios adjacentes para garantir que você não está fora do que se pratica (tanto para mais quanto para menos). Embora seja essencial ter esse panorama, preste atenção a alguns detalhes:

É natural que em alguns produtos a concorrência vai conseguir manter um preço mais atrativo e, a sua loja, em outros. Isso depende muito dos fornecedores e da estratégia de venda;

Saiba qual é o seu público-alvo! Nem sempre conseguir vender pelo menor preço é essencial, porque a sua estratégia pode ser direcionada para um público diferente, que não preza pelo valor mais baixo;

Monitore a concorrência para estar sempre ciente, mas não se prenda a isso. Tome cuidado para não olhar demais para fora e se esquecer de olhar para dentro.

Saiba quais são suas despesas

Quais são os custos que você tem para manter a sua loja? Esse é um dos pilares da precificação de produto. Por isso, levante todas as suas despesas fixas, custos para manter o estabelecimento, custos de produção (se for o caso), custos com a logística, impostos e os demais gastos mensais. Somando tudo isso, você vai saber qual é o limite mínimo de entradas que precisa ter apenas para manter a loja.

 

 

Defina a sua margem de lucro

Sabemos que apenas manter a loja não é suficiente, é preciso lucrar! Por isso, essa é a terceira dica: determine qual será a sua margem de lucro. Infelizmente, não existe uma receita padrão para chegar a essa porcentagem, então, você precisa avaliar os seus objetivos, o padrão de vida que deseja manter e, é claro, equilibrar isso com as suas possibilidades reais de rentabilidade.

Não se baseie exclusivamente em preço

Se o propósito essencial da sua loja é garantir o menor preço em materiais de construção, você vai sempre ficar refém daquilo que a sua concorrência está praticando e pode acabar tendo que reduzir a sua margem de lucro constantemente. Se você tiver outros diferenciais que entreguem valor para o seu cliente, consegue ter muito mais liberdade na precificação dos produtos.

Conte com ajuda da tecnologia para realizar a Precificação de Produto

Encontrar esse equilíbrio entre os custos de manutenção da loja, custo com funcionários, com campanhas de marketing, impostos, custo do próprio produto e todas as outras variáveis pode realmente ser muito difícil. Mas fica mais fácil ter a tecnologia a seu favor!

Com um sistema de gestão integrada, você consegue equilibrar todos os setores da empresa, inclusive a parte de vendas, com mais inteligência e eficiência.

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