Práticas de Gestão indispensáveis para Silos e Armazéns

agronegócio foi responsável por mais de 26% do PIB do Brasil em 2020, e possui uma tendência de continuar relevante ao longo dos anos devido às nossas características únicas de clima, solo e extensão territorial. No entanto, muitos acabam ignorando as boas práticas no armazenamento, gerando perdas irreversíveis ou queda na qualidade do produto final. Assim, criamos um conteúdo exclusivo com práticas de gestão indispensáveis para Silos e Armazéns. Confira!

 

youtube

1 Monitore o mercado como práticas de gestão

Quando uma safra vem com força total, o produtor fica satisfeito e cheio de alegria. No entanto, na hora de vender, provavelmente outros produtores possuem a mesma quantidade, por consequência, os preços caem e é possível até mesmo ficar no prejuízo nesse movimento.

Dessa forma, como práticas de gestão, é fundamental ficar de olho na produção para criar uma previsão de entrega, e sair em busca dos compradores para a safra, a um preço previamente acordado. Assim o produto não fica parado no silo, e há uma certa garantia de faturamento.

 

2 Estabeleça indicadores

Outras práticas de gestão são os cuidados com produtos perecíveis. Se a umidade, temperatura ou quantidade forem incorretas, corre-se o risco de perder tudo o que está armazenado.

Com isso em mente, e uma equipe especializada, compreenda o cultivar que será abrigado no silo e no armazém, para descobrir as melhores práticas nesse sentido. Por fim, estabeleça as faixas de tolerância para cada uma dessas características.

Com o uso de softwares ERP é possível criar mecanismos que alertam quando esses indicadores estão em desacordo com as boas práticas, orientando para a tomada de medidas corretivas.

 

 

3 Preste atenção na logística como práticas de gestão

Para se ter uma ideia, no ano de 2020 os custos logísticos dispararam 42% como efeito da pandemia, aumento do combustível e outros fatores externos. É fundamental pensar que a logística no Brasil é altamente dependente das rodovias, e seus custos são muito variáveis.

Portanto, é preciso pensar previamente em como os produtos serão escoados e entregues ao cliente, de outra forma os custos para o produtor podem estar sujeitos a mais essa variável que é difícil de ser contabilizada.

A estratégia recomendada é encontrar fornecedores parceiros, travar contratos de transporte, monitorar periodicamente os custos para se ter um histórico, dentre outras medidas.

 

4 Automatize o que for possível

A palavra de ordem para a nova economia é automatização. Todas as empresas podem tornar os processos em ações automáticas, incluindo silos e armazéns.

O grande erro de muitas pessoas é utilizar um sistema genérico, que não fornece todas as informações necessárias. Assim, procure um software ERP personalizado para as suas necessidades.

Com isso você terá acesso a dados reais sobre o seu negócio, promovendo uma tomada de decisões mais assertiva e orientada.

Um sistema completo irá cuidar não só da parte administrativa, mas do financeiro, e até mesmo de alguns pontos operacionais. Quanto mais puder ser automatizado, mais tempo você tem para pensar em estratégias de crescimento.

 

Gostou desse conteúdo? O nosso time de especialistas está preparado para responder as suas dúvidas sobre o tema. Entre em contato e solicite uma demonstração do nosso software exclusivo para silos e armazéns.



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend