O Pix é um sistema que revolucionou a maneira dos brasileiros pagarem as suas compras, porque possibilita pagamentos e transferências instantâneas pelo celular. Considerando esse contexto, é preciso implementar na sua empresa ações como o Pix no ERP, a fim de trazer aos seus clientes a atual alternativa de pagamento.
Além de facilidade no fluxo de caixa, você apresenta aos consumidores uma forma atualizada para pagarem as suas compras. Com isso, não há dúvidas de que esse formato está consolidado pelos usuários, resta saber se a sua empresa está adequada às demandas dos consumidores.
A importância do pagamento via Pix
Segundo a Pesquisa de Tecnologia Bancária, realizada pela Febraban, em março de 2022 a quantidade de chaves Pix cadastradas foi superior a 51 milhões. Isso resulta em uma alta de 72% em comparação ao mesmo mês no ano passado. Esse tipo de opção de pagamento se tornou muito importante na rotina dos brasileiros.
Isso porque representou uma democratização dos pagamentos online, porque não exige burocracia como outros sistemas. Então, os usuários ficam livres de taxas, podendo fazer os seus pagamentos com contas digitais, sem exigências de ter um cartão de crédito, por exemplo.
Pix no ERP
As formas de pagamento caminham cada vez mais para uso do celular de maneira frequente. Sendo assim, o Pix é só o começo desse movimento. E como para os usuários é gratuito, representa uma preferência na hora de finalizar as compras.
No caso de empresas, há uma possibilidade de cobrança pelos pagamentos nesse formato, porém, não se comparam às taxas tradicionais, pois são reduzidas. Tudo isso torna o dia a dia de empresas e consumidores muito mais dinâmico. Por outro lado, ainda há empresários que não implementam o Pix no ERP.
Isso quer dizer que muitos oferecem a chave Pix ao cliente, que paga e mostra o comprovante. Mesmo que tenha em mãos o comprovante para seu caixa, ainda é preciso realizar manualmente a finalização da venda. Diferente de quem torna o sistema ERP parte desse processo.
Afinal, é impossível fazer uma integração do ERP com a instituição financeira na qual há a chave Pix cadastrada. Na hora do pagamento, o sistema gera um QR Code do tipo estático ou dinâmico. Dessa forma, quando o cliente direciona seu celular, tem acesso direto aos dados da conta bancária da empresa.
Em outras palavras, o seu sistema recebe a informação de que a venda já foi paga, sem necessidade de qualquer inserção de informação manual. Com isso o dia a dia da empresa fica muito mais produtivo e não atrapalha em nada a experiência do cliente, muito pelo contrário.
A sua empresa está preparada?
Se você possui um ERP e ainda não usa esse tipo de funcionalidade, pode ser que não saiba como implementa, ou ainda, tenha um sistema mais atrasado. Como vimos antes, o pagamento por chave Pix está consolidado e precisa fazer parte da rotina da sua empresa.
Por isso, procure estar preparado, fornecendo aos seus clientes formas de pagamentos atuais, bem como ajuste seu sistema para estar condizente com a evolução das formas de pagamento. Assim, o Pix no ERP é fundamental para tornar o trabalho do fluxo de caixa mais produtivo.