Em um mundo cada vez mais imediatista, as entregas devem ser feitas de forma rápida e com os itens corretos. Dentro de um centro de distribuição, selecionar os produtos e embalagens corretos demanda tempo. Nesse cenário, o processo de picking e packing é a solução para otimizar as atividades.
Se fossemos traduzir picking e packing para o português, ficaria algo como separar e embalar. Dessa forma, o picking se refere a seleção dos produtos de acordo com o pedido de cada cliente e packing é o processo de embalar.
Quanto mais preciso for o processo de picking e packing, mais rápido os pedidos serão enviados e melhor será a resposta do cliente.
Picking
O processo de separação começa assim que o pedido chega ao sistema da distribuidora, com a emissão da nota fiscal, coleta dos itens e conferência das mercadorias. Entretanto, existem algumas formas diferentes de se fazer o picking:
- Picking Discreto: todo o processo de separação é feito por um único funcionário. Assim, ele trabalha em um pedido por vez. Geralmente utilizado por pequenas empresas
- Picking por Zona: o processo de separação é dividido por zona. Cada colaborador é responsável por coletar os produtos de determinada zona. Ou seja, vários funcionários trabalham em um mesmo pedido. Mais utilizada por distribuidores com grande fluxo de pedidos
- Picking por Lote: parecido com o picking por zona, mas nesse os colaboradores são responsáveis por selecionar os produtos de determinado lote. Usado por empresas de médio porte
- Picking por Onda: nesse modelo cada funcionário fica responsável por uma Unidade de Manutenção de Estoque por turno. O objetivo desse modelo é reduzir o número de produtos na expedição. O picking por onda é utilizado nos períodos com grande fluxo de pedidos, como nos lançamentos de novos produtos ou durante as queimas de estoque
Packing
O processo de packing começa imediatamente depois da separação dos produtos. Nele, os itens selecionados são devidamente embalados e preparados para serem enviados ao cliente.
Sendo assim, a fase de packing envolve:
- Escolha da melhor embalagem de acordo com o tamanho e as características dos produtos;
- Controle de qualidade (conferência dos pedidos e da condição dos itens);
- Empacotamento;
- Etiquetagem.
Dessa forma, podemos estabelecer que a fase de packing tem como objetivo embalar os produtos corretamente, de maneira que eles fiquem seguros. Com isso, é possível evitar que a mercadoria quebre no caminho.
Consequentemente, um bom packing diminui os pedidos de devoluções e trocas e influencia na satisfação do cliente em relação ao atendimento recebido.
Importância do Picking e Packing
Ao utilizar esses dois processos a distribuidora consegue otimizar suas atividades, diminuindo o tempo de atendimento. Da mesma forma, reduz prejuízos, já que reduz a quantidade de produtos avariados e a necessidade de trocas.
Além disso, garantir uma boa experiência é essencial para fidelizar os clientes e continuar fazendo negócio com eles.
Um software de ERP de qualidade vai ajudar a otimizar as tarefas da sua distribuidora e implementar e otimizar o processo de picking e packing. Peça uma demonstração agora!