No mundo movimentado das distribuidoras, um dos principais desafios no dia a dia é controlar da melhor forma o pedido de venda vindo tanto dos clientes, quantos dos seus fornecedores. Até porque, são muitos os pedidos diários recebidos que precisam ser supridos.
Mediante as demandas diárias, como fazer uma boa gestão dos pedidos de venda de uma distribuidora? Pensando nisso, neste artigo traremos algumas informações importantes sobre esse tema.
Boa gestão do processo de vendas
O processo de vendas no atacado e varejo é composto pela criação e desenvolvimento de um relacionamento com seus clientes e stakeholders. Normalmente feitos diretamente com seus representantes que estão sempre a frente do trabalho.
A boa gestão do processo de vendas na distribuidora se dá pelo controle eficiente dos compradores e vendedores, onde se organiza por grau de importância e urgência na entrega através de algum software de controle gerenciado, de preferência, por mais de uma pessoa.
O uso da tecnologia nos processos de gestão para pedido de venda
É indiscutível que o avanço tecnológico vem acontecendo todos os dias de várias maneiras distintas, isso aumenta ainda mais a concorrência uma vez que, quem se adapta a essas mudanças permanece a frente se destacando em relação as demais.
Para uma boa gestão, é necessário estar adepto as tecnologias mais modernas no quesito gestão, e assim, usar e aprender isso antes que todos façam. Como citado anteriormente, existem softwares que facilitam enormemente os processos de organização de compradores e fornecedores.
Além de otimizar os processos logísticos do negócio, a tecnologia pode ajudar nos processos de venda com softwares que automatizam a parte repetitiva do negócio. Tornando menos burocratizado e permitindo uma maior agilidade nas demandas com acompanhamento em tempo real.
Avaliação dos processos e pedido de venda recebidos através do software
Ao decidir implementar um software de controle em sua distribuidora esteja atento a realizar avaliações periódicas e acompanhamentos que permitam quantificar os resultados obtidos.
Cada pedido de venda ou solicitação deve ser tratado imediatamente e organizado de modo a ordem de prioridade. Os pedidos imediatos devem estar logo acima da ferramenta, permitindo uma visualização mais precisa, à medida que as demandas iniciais vão sendo atendidas, elas vão saindo e dando lugar as menos prioritárias.
Capacitação de pessoas
Muito importante no processo de incrementação de novas tecnologias é ter gente capacitada para trabalhar com elas.
Para avaliação e treinamento do pessoal, é necessário ter como métricas alguns resultados para medir o grau de conhecimento dos seus colaboradores e representantes. Investir em treinamento tanto de vendas quanto em treinamentos administrativos é uma forma de gerir melhor toda a sua equipe. Uma vez que, com os conhecimentos necessários, eles poderão assumir suas funções com melhor êxito, dando feedbacks e auxiliando ainda mais no processo produtivo.
Essas são as principais dicas se você quer gerir melhor o seu negócio, a final, uma boa gestão de stakeholders irá aumentar sua produtividade e consequentemente, alavancar seus ganhos.
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