A ordem de produção é um documento essencial para o bom funcionamento de uma indústria. Entretanto, a quantidade de ordens emitidas e o seu preenchimento manual podem causar diversas falhas. Nesse texto vamos mostrar os benefícios da digitalização.
O que é uma ordem de produção?
É o documento que descreve as informações mais importantes de uma demanda. Ou seja, é ele que vai dizer o que precisa ser fabricado.
Esse documento pode ser dividido em dois tipos: a contínua ou de encomenda.
Ordem de produção contínua
A ordem de produção contínua é o documento que se relaciona com a fabricação em série de determinado produto. Nesse caso, os produtos são padronizados e produzidos continuamente.
Além disso, sua forma de produção acaba gerando um excedente. Assim, a empresa forma um estoque capaz de atender suas necessidades.
Ordem de produção por encomenda
Enquanto a ordem de produção contínua se refere a produtos fabricados em massa, a ordem de produção por encomenda está ligada a pedidos pontuais. Ou seja, são produtos com características específicas e produzidos em pequenas quantidades.
Nesse caso, não é feito estoque dos produtos. É fabricada exatamente a quantidade pedida pelo cliente.
Por que digitalizar ?
A ordem de produção é um documento simples, entretanto, a quantidade com as quais a empresa lida dificulta o controle do processo.
Além disso, uma mesma área pode estar lidando com diferentes ordens de produção ou diferentes ordens podem estar sob uma mesma supervisão. Nesses casos, o controle manual reduz a eficiência do processo e aumenta as chances de ocorrerem erros e falhas.
Sendo assim, a digitalização surge como uma solução que reduz as falhas e otimiza os processos.
Benefícios da digitalização
Entre os benefícios que a digitalização pode trazer, podemos destacar:
- Atualização em tempo real: com a digitalização, os gestores conseguem acompanhar a evolução da produção em tempo real. Cada vez que uma etapa termina e outra começa, a ordem de produção é imediatamente atualizada.
- Melhor aproveitamento dos recursos: com a digitalização, os gestores conseguem acompanhar melhor os processos. Consequentemente, tem uma maior facilidade em definir o que precisa ser priorizado e em alocar os recursos disponíveis.
- Padronização: com a digitalização, ela assume um formato mais organizado e padronizado. Assim, os gestores conseguem analisar melhor a produção e decidir as melhorias que precisam ser aplicadas.
- Maior controle financeiro: a digitalização facilita o controle de produção, uma vez que reduz a quantidade de erros e discrepâncias em relação ao modelo manual. Além disso, permite um melhor controle dos recursos, sejam eles financeiros ou humanos, e a otimização dos processos.
Sua empresa está precisando de um sistema de software eficiente? Então entre em nosso site e conheça nossas soluções solicitando uma demonstração com nossos consultores!