Uma distribuidora tem grande responsabilidade perante os comércios e empresas, uma vez que é responsável pelo fornecimento dos mais variados tipos de produtos para aqueles estabelecimentos que não compram direto da fábrica.
Portanto, deve haver um grande planejamento a respeito do estoque, já que a demanda sempre será muito grande e a falta de produtos pode causar sérios problemas de distribuição e também afetar a parceria com os comerciantes.
O mais importante é garantir o controle de abastecimento do estoque, monitorando a saída dos produtos e planejando a chegada de outros, de maneira que não exceda nem falte. Assim, as distribuidoras podem recorrer ao ponto de ressuprimento.
Isso permite que nunca falte produtos no estoque, ao saber qual a melhor hora de fazer novos pedidos. Dessa forma, é possível garantir a satisfação dos clientes. Mas é preciso saber entendê-lo e também como calculá-lo para conseguir evitar qualquer tipo de problema de abastecimento.
O que é o ponto de ressuprimento?
Através dele é possível saber qual o momento para reabastecer as mercadorias no estoque, ou seja, saber qual a quantidade mínima os produtos podem chegar antes de precisar repô-los. Isso permite dar mais tranquilidade aos gestores para fazer esse controle, sem que precisem adivinhar o melhor momento para comprar novos itens.
Essa estratégia não apenas evita a falta de produtos como também o excesso de mercadorias que ficarão armazenadas, gerando um equilíbrio em que tanto distribuidoras quanto comerciantes e empresas podem se beneficiar.
Como calcular
Fazer o cálculo do ponto de ressuprimento é bem simples. A fórmula necessária para obter o resultado desejado deve conter os números de tempo e demanda. Esta é calculada se baseando na procura diária de um produto, já o tempo se refere ao intervalo das compras realizadas.
Dessa maneira, o cálculo será realizado da seguinte maneira:
PR = D x T + Es
Onde PR é o ponto de ressuprimento, D é a demanda dos produtos, T é o tempo entre as compras e Es é o estoque de segurança.
Achando o resultado é possível descobrir qual a quantidade exata de um produto para ser comprado novamente e saber qual deles já está acabando, conseguindo evitar dessa maneira faltas no estoque.
O valor do estoque de segurança pode ser encontrado por outra fórmula:
Es = D x Te
Onde Es é o estoque de segurança, D é a demanda média de produtos e Te é o tempo de entrega.
Através desses dois resultados, é possível ter uma maior segurança para realizar a gestão do estoque, evitando que haja risco de desabastecimento e prejudique a distribuição de produtos para o comércio.
A importância dos cálculos
Além das vantagens já citadas anteriormente, encontrar o resultado do ponto de ressuprimento pode trazer outros vários benefícios para as empresas.
Entre eles podemos citar: garantir o estoque dos produtos mais vendidos, evitar prejuízo para o caixa ao não realizar pedidos em excesso, manter a fidelidade dos clientes ao garantir a satisfação do consumidor e prevenir problemas com vencimentos de produtos.
Assim, esse tipo de estratégia comercial pode render os melhores resultados tanto para a distribuidora quanto para os clientes, uma vez que todos saem ganhando por meio de um planejamento feito de maneira competente.