Gerenciar uma loja de material de construção é uma tarefa desafiadora. Por mais aquecido que seja o setor de Construção Civil, o fato é que existem muitas nuances que podem determinar o fracasso ou o sucesso do seu negócio.
Pensando em facilitar a organização da sua loja, traremos neste artigo cinco dicas práticas de gestão que podem ser aplicadas em lojas de material de construção. Assim, você diminui a incidência de erros, otimiza os processos operacionais e, consequentemente, aumenta a sua margem de lucro. Mãos à obra.
Planejamento estratégico em loja de material de construção
Um objetivo sem um plano é apenas um desejo. Não subestime a importância de um bom planejamento estratégico para que você estruture uma gestão eficiente em sua loja de material de construção.
Um bom plano de ação deve compreender qual é a sua persona (representação semifictícia do seu público-alvo), quais são as metas e os objetivos, entre outras questões que envolvem a abertura do negócio e/ou o planejamento dele.
Controle de estoque
Como você sabe, a rotatividade de produtos em uma loja de material de construção é significativa. Perder o controle deste processo significa prateleiras vazias à mostra e, pior do que isso, um prejuízo financeiro que se acumula sem que você perceba.
Para manter o estoque em ordem, é fundamental estudar os tipos de controle de estoque (e entender qual se adequa melhor ao seu negócio), ter atenção ao espaço físico de armazenamento de produtos e organizar o depósito, de forma que os produtos sejam localizados de uma forma mais ágil e prática.
Equipe de vendas da loja de Material de Construção
A montagem de uma equipe de vendas engajada para sua loja de material de construção e que saiba trabalhar em conjunto é fundamental para que sua empresa potencialize seu alcance. Afinal, são esses profissionais que estarão em contato direto com seus clientes – não apenas resolvendo problemas, mas também tomando iniciativas para captar mais consumidores.
Fornecedores
Bons fornecedores de material de construção fazem o sucesso de uma loja! Afinal, é a partir deste relacionamento que você conseguirá oferecer produtos de qualidade e, mais do que isso, garantir que você não fique na mão em alguma situação mais urgente.
A propósito, este relacionamento com os fornecedores precisa ser acompanhado com atenção. A partir disso, será possível entender em quais momentos você terá argumentos para barganhar vantagens na compra, por exemplo.
Automatizar processos internos
A tecnologia tornou-se um mecanismo indispensável para empresas de material de construção que desejam um diferencial competitivo dentro de seu nicho de mercado. No ramo de material de construção, não é diferente. Investir em tecnologia significa otimizar processos internos, receber relatórios e indicações de informações estratégias e, desta forma, qualificar as tomadas de decisão.
Neste contexto, um Software de Gestão Empresarial (ERP) é a chave para organizar sua gestão e concentrar informações cruciais do negócio, aumentando a produtividade e a segurança.
Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?