Logística Reversa: Saiba como aplicar na sua loja de construção

Quando o assunto é sustentabilidade, sabemos que existem diversos processos que podem ser realizados para amenizar os impactos ambientais. Nesse caminho de continuar priorizando os nossos recursos naturais, surgiu a Logística Reversa para as empresas, a fim de que possam reduzir os impactos ambientais em decorrência de suas operações, e assim, contribuir para um meio ambiente ainda mais eficiente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba o conceito e a importância de implementar essa estratégia em sua empresa.

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Logística Reversa: o que é e qual a sua importância?

Antes de tudo, podemos definir que o termo logística reversa refere-se a um termo que começou a ser utilizado nos anos 90, quando negócios, empresas e organizações começaram a se preocupar com a forma em que os recursos naturais são utilizados e como descarte dos produtos oriundos de empresas são descartados no meio ambiente, tanto pelas próprias empresas quanto pelos seus consumidores.

Logo, existem algumas mercadorias que são de extrema importância, pois afetam o meio ambiente de uma forma mais violenta e são consideradas as mais tóxicas. Veja abaixo quais são elas:

  • Lâmpadas;
  • Pilhas;
  • Eletroeletrônicos;
  • Latas de Tintas;
  • Baterias;
  • Entre outros.

Nos exemplos citados acima, podemos perceber que a logística reversa entende que esses produtos, quando descartados de maneira incorreta, acabam oferecendo prejuízos incontestáveis à natureza.

Dessa forma, é muito importante que a cadeia de suprimentos de uma marca consiga ser totalmente consciente e capaz de realizar suas operações com fins de fazer a devolução desses produtos, da mesma forma — e eficiência — que faz a sua distribuição.

 

 

Como aplicar a logística reversa em minha empresa?

Antes de tudo, podemos perceber que a logística reversa, geralmente, acontece em três etapas distintas. Contudo, para que possamos entender o seu devido funcionamento, é necessário conhecê-las, e assim, desenvolvê-las em seu negócio. São elas:

 

1. Devolução do produto

Quando a empresa oferece o produto ao seu cliente, a própria marca tende a conscientizá-lo de que o produto precisa ser desenvolvido, mas não em prol da própria empresa, e sim da preocupação que a marca possui acerca do meio ambiente. Logo, o produto tende a ser devolvido do cliente para a empresa, partindo para a segunda etapa dessa logística.

 

2. Produto encaminhado ao fabricante/fornecedor

Depois que o cliente realiza a devolução do produto, ou a empresa toma medidas logísticas para coletar os produtos na casa de seus clientes, esses itens são direcionados novamente para o fabricante ou fornecedor do produto.

 

3. Produto reutilizado ou reciclado

Depois que a empresa entrega os produtos para o fornecedor ou fabricante, estes tendem a reutilizar ou reciclar esses produtos. Em geral, acabam fazendo parcerias com ONGs para contribuir com a transformação desses materiais — em caso de reciclagem — ou o próprio fornecedor reutiliza esse processo para vendê-lo novamente, reduzindo custos, insumos e demais materiais que não precisarão ser jogados na natureza.

 

Conclusão

Conforme vimos, o processo da logística reversa é um pensamento extremamente atual e segue como tendência para as principais empresas que desejam estar de acordo com as medidas de prevenção ao meio ambiente.

Devido à informação em massa com a ajuda da internet, milhares de clientes buscam se envolver com marcas que tendem a preocupar-se com a sustentabilidade e com o futuro de nossos recursos naturais.

Portanto, agora que você já sabe o conceito, a importância e como aplicar a Logística Reversa na sua empresa, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e tenha uma demonstração gratuita da nossa solução com nossos especialistas para tornar seu negócio ainda mais sustentável.



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