Inventário de estoque: o que é e qual a importância para a sua indústria

A indústria conta com uma série de ferramentas que são responsáveis por otimizar o trabalho e garantir uma maior margem de lucro e prevenir o máximo de perdas possíveis. Uma das ferramentas que cuidam desse trabalho é o Inventário de Estoque. Esse procedimento é responsável pela organização do estoque da empresa. Mas a final, qual é o tamanho da sua importância para a indústria?

 

youtube

O QUE É INVENTÁRIO DE ESTOQUE?

Sendo uma ferramenta para fazer a métrica do estoque da empresa, o inventário de estoque tem um papel fundamental na prevenção de perdas de estoque e na prevenção de custos com produtos que são esquecidos, isso porque ele tem o intuito de contar todas as mercadorias que a empresa dispõe, tanto na área de estoque quanto na área de vendas. A partir dessa informação, registrar o que é vendido, a receita faturada e o custo com as mercadorias que estão paradas.

Fazer um inventário de estoque não é uma tarefa simples, requer tempo e precisa ser transcrito de forma organizada e bem executada para evitar conflitos de informações. Deve ser feita regularmente e revisada com uma certa frequência.

QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA FERRAMENTA?

Bom, sabemos que a indústria passa constantemente por produtos que se deterioram ou que são perdidos durante o trajeto até a loja ou ainda pior, se perdem no próprio estoque. Com um estoque bem-organizado, é possível realizar previsões de saída dos produtos e ainda saber exatamente o que está saindo no momento.

O inventário deve ser feito o quanto antes, de preferência em dias ou horários em que não existam saídas ou entradas de produtos. Se você perceber que está com alguns problemas como extravios frequentes, compras desnecessárias ou ainda perceber que está com mercadorias encalhadas no estoque, já é mais que na hora de construir o seu inventário.

 

 

TIPOS DE INVENTÁRIO DE ESTOQUE.

Existem diversos tipos de inventários que atendem as mais variadas demandas, são elas:

  • ROTATIVO: Trata-se da contagem e verificação do estoque que sai com frequência, ou seja, está em constante rotação.
  • CÍCLICO: Lida com a correção dos estoques perdidos, é responsável por apurar os prejuízos e igualar o estoque físico ao contábil.
  • PARCIAL: É o tipo direcionado a um grupo de produtos específicos.
  • ANUAL: É a contagem realizada de forma anual.
  • GERAL: Abrange não somente os produtos vendidos pela empresa mais também abrange todos os ativos físicos da indústria. Seu objetivo é preservar os bens da empresa.

 

COMO IMPLANTAR UM INVENTÁRIO DE ESTOQUE EM MINHA INDÚSTRIA?

Primeiramente, é necessário definir o período em que o estoque será revisto e o tipo de inventário de estoque que mais se aplica a sua realidade. Depois, escolher o dia livre de saídas e entradas e criar o balanço, a partir daí, registrar o que entra e o que saí de modo a manter sempre organizado.

 



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend