Indústria 5.0, os termos novos surgem a todo o momento e podem deixar o gestor um tanto confuso.
Porém, movimentos como a Indústria precisam ser compreendidos e assimilados para aprimoramento da sua empresa. Afinal, ficar por dentro das novidades é imprescindível para estar no mesmo patamar em competitividade com seus concorrentes.
O que é a Indústria 5.0?
Diferente dos filmes de ficção científica, a Indústria 5.0 traz a ideia de dispositivos eletrônicos associados às atividades humanas.
O objetivo por trás dessa relação atualizada é criar um relacionamento de complementar capacidades. Enquanto colaboradores apresentam, por exemplo, criatividade, a automação oferece rapidez e precisão de informações.
Com isso temos alguns elementos que norteiam esse movimento:
- O fator humano como agente de decisão nas ações empresariais.
- Maior qualidade de vida no ambiente de trabalho para construir uma equipe melhor.
- A sustentabilidade como fator prioritário, inclusive para promoção de competitividade. empresarial.
- Foco na experiência de consumo, visando entrega de produtos de acordo com a necessidade dos clientes.
- Menor burocracia das relações empresariais e mais acesso à informação.
Diferenças da Indústria 4.0
A maior diferença entre o movimento atual e o anterior é que agora temos uma evolução. Assim, a intenção não é substituir uma pela outra, mas aproveitar para melhorar. Portanto, saímos de uma ideia de apenas aprimorar automação e uso de dispositivos para inserir o fator humano nesse uso de novas ferramentas.
Indústria 5.0: fique por dentro das novidades
Inteligência Artificial e Machine Learning
Com uma abordagem diferenciada da Indústria 4.0, temos agora essas práticas com uma visão voltada também para participação humana. Por isso o ideal é que essas ferramentas respondam às interações de forma mais humanizada, por exemplo, com aplicação de causalidade.
Cobots e robótica avançada
Os processos manufatureiros estão habituados com robôs colaborando em atividades pesadas e repetitivas. Agora, o objetivo é aplicar em tarefas múltiplas, aprimorar a colaboração com humanos e realização das atividades de teor mais complexo.
Biotecnologia e nanotecnologia
Biotecnologia e nanotecnologia são setores que implicam em avanços em diferentes áreas. Os biossensores e materiais inteligentes são bons exemplos disso. São ações que aprimoram o trabalho realizado na indústria, em áreas como manutenção de maquinário, entre muitas outras.
Mantenha a sua empresa por dentro dos movimentos da Indústria 5.0
Após todos os eventos em cada Revolução Industrial, temos os mais modernos, chamados de Indústria 4.0 e agora Indústria 5.0. São mudanças que caminham de maneira muito mais rápida e dinâmica, trazendo como foco evolução da tecnologia.
Por isso, é fundamental ficar atento para novos conceitos e ferramentas. Entender a importância e os objetivos é o primeiro passo para encontrar formas de aplicação prática. Os seus gestores e colaboradores precisam de flexibilidade para abraçar essa constante mudança e inovação.
Sabendo o que é a Indústria 5.0 e o que ela representa para as operações da sua empresa você melhora os seus resultados. Portanto, tenha atenção para movimentos como esse e quais são as ferramentas e ideias que vêm junto.
A sua empresa precisa se manter atualizada e aproveitar de acordo com o seu setor de atuação cada inovação dessas, bem como criar uma cultura que permita a inserção de novas ideias para sua equipe.