Você já parou para pensar e perceber que a operação das empresas vem passando por fortes transformações nos últimos anos? O setor industrial é um dos segmentos empresariais que mais tem passado por mudanças, mas que nem sempre é percebida pelo cliente final. O fato é que tais mudanças têm elevado o nível operacional das indústrias e, em consequência, garante melhor atendimento das necessidades e demandas de consumo por parte dos clientes. Tais impactos são fruto da chegada e implantação do que é conhecido como Indústria 4.0.
Mas você sabe quais são os reais impactos da Indústria 4.0 sobre o setor industrial? Quer saber mais sobre esse tema de grande relevância? Então continue a leitura deste artigo e veja como essas mudanças estão cada vez mais efetivas!
Breve abordagem sobre a Indústria 4.0
Antes de começarmos a abordar mais profundamente o tema desse artigo é fundamental que você entenda o que é a Indústria 4.0, o que vai facilitar o entendimento dos demais tópicos.
Considerada como a quarta revolução industrial, as novas abordagens da Indústria 4.0 se baseia no emprego de tecnologias digitais e a integração não somente da área produtiva, mas de todas as demais que suportam a indústria.
Nesse contexto, passa a adotar o uso de IoT — Internet of Things (internet das coisas), Big Data, mobilidade e segurança, trazendo cooperação e comunicação entre os sistemas físicos, o que gera inúmeras possibilidades de aumento de produtividade e uso inteligente dos recursos.
Os impactos sobre a indústria
Agora que você já sabe o que é o conceito de Indústria 4.0 chegou o momento de entender quais são os seus impactos sobre o setor industrial, criando um elo entre definição e prática. É importante ressaltar que conforme a tecnologia avança esses impactos se tornam mais presentes e geram resultados positivos para toda a cadeia produtiva. Então, vejamos quais são os principais.
Integração de informações
A Indústria 4.0 exerce forte impacto no setor industrial no que tange a integração de informações, que nasce no chão de fábrica, mas que não se limita somente a essa área, de modo que abrange todas as áreas da empresa e chega até ao consumidor final, fechando todo um ciclo produtivo e atendimento das demandas do mercado.
Nessa integração será possível unir os processos de produção da indústria, manutenção preditiva dos equipamentos, o supply chain, logística de distribuição e canais de comercialização. Tudo isso acontece em tempo real e monitoramento constante com base em plataformas compartilhadas de informações entre todos os envolvidos.
Uso inteligente dos recursos
Com base em inovação a Indústria 4.0 permite a criação de novos equipamentos industriais conhecidos como Cyber-Physical Systems — CPS que funcionam de maneira integrada e inteligente, com uma abordagem de elementos computacionais colaborativos. Tal integração permite um melhor emprego de estratégias com foco em uma sustentabilidade mais avançada, além de permitir fazer bom uso dos recursos naturais e energéticos.
Mudança do perfil de colaboradores
Outro ponto em que o setor industrial é fortemente impactado pela Indústria 4.0 diz respeito à mudança do perfil dos seus colaboradores, deixando de ser operacional para uma abordagem mais técnica, afinal, os equipamentos dessa nova geração industrial são de elevado nível tecnológico, em que a sua operação demanda conhecimento específico, além da capacidade de saber interpretar informações.
Embora muitos pensem que a Indústria 4.0 tenha fechado muitos postos de trabalho, o que na realidade acontece é a migração para um foco técnico, o que demanda maior preparo e atualização continuada dos seus colaboradores.
Mudança do modelo de negócios da indústria 4.0
Ao conjunto de todas essas transformações mencionados anteriormente é estabelecido um novo ponto de impacto sobre o setor industrial, que é a mudança do seu modelo de negócios. É inegável a diferença de modelagem das indústrias antes de 2012 (quando a Indústria 4.0 teve início na Alemanha) com as dos dias atuais que incorporam essa nova visão produtiva.
O setor industrial tem investido mais em P&D — Pesquisa e Desenvolvimento, automação de processos, implementação de programas de melhoria contínua, gerenciamento de risco corporativo com base em informações atualizadas em tempo real, além de assumir um compromisso com a sociedade em que está inserida.
Como você pode perceber é inegável que a Indústria 4.0 chegou para ficar e tem exercido forte influência sobre o setor industrial, de modo que, as que demorarem a incorporar tais mudanças e assumir os seus impactos ficará sujeita a queda de produtividade e perda de poder competitivo no mercado em que atua.
Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?