Você sabe como prover uma gestão de matéria-prima eficiente dentro da sua empresa? Vários empreendimentos do ramo industrial acabam tendo dificuldades em realizar essa tarefa, o que prejudica o negócio de maneira significativa.
Porém, fazer bom uso dos insumos é essencial para se ter bons resultados, e por isso, é preciso encontrar formas de garantir um melhor gerenciamento. E para essa tarefa, estamos aqui para te ajudar, apresentando algumas dicas básicas sobre o tema.
Confira o artigo a seguir para descobrir como ter uma gestão eficiente da matéria-prima dentro do ramo industrial!
O que é a gestão de matéria-prima na indústria?
Antes de tudo, precisamos entender o que é a gestão de matéria-prima, para entender a sua importância na indústria. Aqui, estamos falando sobre processos que visam auxiliar o gestor na forma como a empresa vai usar os seus insumos.
Estocar da forma correta, reduzir custos e garantir o melhor uso possível para o dinheiro da empresa são os principais objetivos. Com isso, não se perde o produto por conta do manuseio incorreto, e o serviço é prestado com maior qualidade.
Uma boa gestão de matéria-prima influencia diretamente na produtividade de uma empresa, e por isso, deve ser colocada como prioridade. Quem tem processos organizados, consegue se destacar e apresentar resultados mais expressivos dentro do mercado.
Quais são os principais problemas dos gestores da área?
A Sondagem Industrial, divulgada pela CNI, nos deu um panorama atual dos problemas enfrentados pelos gestores do ramo industrial. Segundo o levantamento, realizado no último trimestre de 2022, as principais queixas são as seguintes:
- 32,1% disseram que o maior problema enfrentado são os altos tributos cobrados;
- 31% disseram que o maior problema enfrentado é o custo elevado da matéria-prima;
- 29,8% disseram que o maior problema é a demanda interna insuficiente para a produção.
Como você pode ver, o custo elevado dos materiais é uma das principais queixas de quem trabalha no meio. Por esse motivo, é essencial fazer uma boa gestão dos insumos, pois eles influenciam diretamente na sua atuação dentro do mercado.
Como conseguir melhorar a gestão de matéria-prima na empresa?
Para melhorar a gestão de matéria-prima da sua empresa, existem algumas dicas que podem facilitar o processo, sendo elas:
- Linha de produção: monitore a sua linha de produção, entenda como o processo produtivo funcione e busque automatizar as operações com softwares;
- Planeje ações: entenda as prioridades da sua empresa e planeje medidas para solucionar isso usando os insumos do seu negócio como aliados;
- Tenha fornecedores: sempre tenha negócios com mais de um fornecedor, para não ficar dependente de apenas um, e a sua gestão não ser prejudicada;
- Organize o estoque: separe o estoque por insumo puro, itens em produção e o que já foi finalizado, para organizar melhor o seu espaço;
- Use a tecnologia: conte com um sistema ERP para organizar as informações essenciais do seu negócio e conseguir aumentar a sua produtividade.
Como você pode ver, um sistema ERP é capaz de ajudar a sua empresa, pois permite uma integração de dados importante. Além disso, também ajuda na organização e dá uma visão amplificada do setor para os gestores responsáveis.
E se você tem interesse em contar com um ERP ao seu lado, acesse nosso site para conhecer as soluções que temos para o seu negócio!