Gestão de Matéria Prima: 5 melhores práticas para a sua indústria

Na publicação de hoje, separamos 5 melhores práticas de Gestão de Matéria Prima que você possivelmente pode aplicar na sua indústria. Se você estava procurando por esse tipo de material, acabou de encontrar. Agradecemos por nos considerar como sua fonte de informação e esperamos que tenha uma boa leitura. Em tópicos, é isso que vamos te apresentar:

  • Diagnóstico da linha de produção;
  • Planejamento;
  • Relacionamento com fornecedores;
  • Automatização de estoque;
  • E sistema ERP.

Vamos à leitura?

youtube

Mapeie a linha de produção

As boas práticas de Gestão de Matéria Prima que vamos citar passam pelo planejamento. Porém, vale ressaltar, que um bom planejamento costuma começar com um bom diagnóstico. Por isso, para saber aonde você quer ir, o que quer fazer, é preciso saber onde você já está, o que já faz. Enquanto gestor, é seu papel entender e conhecer a linha de produção:

  • Quais as matérias primas necessárias e suas quantidades;
  • Por quais etapas elas devem passar;
  • Em quais dessas etapas há mais desperdício;
  • E mais.

 

Planejamento de uma boa Gestão de Matéria Prima

Ok, diagnóstico feito? É hora de planejar. Exemplo: se você conhece bem a realidade da sua empresa, então você também conhece o que pode acontecer de errado. Na história da companhia, um fornecedor deixou de entregar o que era necessário?

Planeje-se para uma contingência. O que deve ser feito caso isso volte a acontecer? Ter um segundo fornecedor como backup pode ser uma boa ideia.

Mas atenção: embora você não faça negócio com ele sempre, é bom estar o mais informado possível. Afinal, de que vai adiantar ter um segundo fornecedor se ele não puder atender mais demandas?

Outro ponto importante é prever as quantidades de compra necessárias.

 

 

Estabeleça relacionamentos de confiança mútua com os fornecedores. Da mesma maneira que você precisa de um fluxo constante de matéria prima, o fornecedor precisa ter dinheiro em caixa. E a confiança de que isso não vai faltar se constrói com o tempo. Mas como, por exemplo, saber se um fornecedor é de confiança se é a primeira vez que vai lidar com ele?

Cenários mudam, mesmo os aparentemente estáveis. E o que podemos fazer para estarmos sempre à frente disso? Manter atenção, consumir informação, fazer previsões. Exemplo: que outros clientes esse fornecedor já atende e o que eles acham dele já ajuda com a pergunta do parágrafo anterior.

 

Automatize o estoque e melhore sua Gestão de Matéria Prima

Separe os itens do estoque por categorias (como matéria-prima armazenada, itens em confecção e produtos acabados, por exemplo). Tenha sempre um controle de quantos são, onde estão e quantidades mínimas para fazer uma nova compra sem passar por crises de escassez. O que nos leva ao último tópico.

 

Como o Yzidro ERP consegue te ajudar na Gestão de Matéria Prima

ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um tipo de ferramenta que faz a integração de todas, ou pelo menos da maioria, das informações citadas nos tópicos anteriores. E mais, como por exemplo confrontá-las com as leis atuais do seu setor. Ou seja: centraliza tudo, aumentando a produtividade.

E podemos te ajudar com isso: solicite uma demonstração de nossas soluções com um de nossos consultores para melhorar a gestão de matéria prima na sua indústria.



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend