Como você avalia a sua relação com fornecedores? Você dedica tempo para fortalecer esse relacionamento e estabelecer um canal de comunicação aberto? Esses são alguns passos que devem ser adotados na gestão de fornecedores que ajudam a otimizar os resultados dessa parceria.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com as melhores práticas que podem ser adotadas na sua empresa. Continue lendo para saber mais!
Crie processos para a gestão de fornecedores
A gestão de fornecedores não é uma atividade isolada, pois a sua execução tem impacto na área financeira, no abastecimento do estoque e no volume de vendas. Por esse motivo, é fundamental que o gestor crie uma rotina para acompanhar o andamento do processo de fornecimento desde a primeira fase, até o atendimento do pedido.
Avalie a capacidade de atendimento
Fatores como entrega imediata e agilidade do processo de envio de materiais são essenciais para a gestão de fornecedores de materiais de construção. Afinal, a falta de um material na obra pode resultar em atrasos e, nos casos mais graves, na interrupção do trabalho.
Portanto, a operação do varejista é influenciada pelo desempenho dos seus fornecedores. Pensando nisso, antes de fechar contrato avalie quais são os principais atributos como flexibilidade e capacidade de entrega, pois são diferenciais importantes.
Diversifique a carteira de fornecedores
Nós sabemos que é possível ter um fornecedor favorito devido a qualidade do atendimento e a constituição de uma parceria de longa data. Contudo, sob o ponto de vista estratégico a melhor opção é avaliar as empresas que atuam no mercado e quais são os preços e condições praticados.
O objetivo é obter os materiais necessários com o melhor custo-benefício para a sua empresa e manter o estoque sempre abastecido. Como resultado, o varejista tem condições de equilibrar as finanças e garantir o atendimento dos seus clientes.
Crie critérios de avaliação de desempenho na gestão de fornecedores
Mais do que uma parceria financeiramente atrativa, é importante conhecer qual é o desempenho dos seus fornecedores. Esse é um meio de identificar os seguintes aspectos:
• a qualidade dos materiais enviados;
• o cumprimento do prazo de entrega;
• o envio de pedidos completos;
• a política de preços e condições de pagamento.
Todos esses elementos ajudam a determinar se a parceria está trazendo resultados positivos ou se é preciso intervir nas áreas que não têm um desempenho satisfatório. Vale lembrar que essa ação não tem caráter punitivo, pois o objetivo é ajudar o fornecedor a melhorar a sua operação com foco no atendimento aos clientes.
Conte com um software de gestão especializado
Automação de processos é a palavra-chave para garantir a eficiência na gestão de fornecedores de material de construção. Por esse motivo, invista em tecnologias que ajudam a tornar o processo mais ágil, otimizam o processo de comunicação e mantém um controle rígido sobre o estoque. Essas características são essenciais para quem tem interesse nesse tipo de solução.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?