Gestão de Estoque de forma eficiente na sua oficina mecânica

Por se tratar de um negócio que depende diretamente de peças e insumos para a realização das tarefas, a gestão de estoque dentro de uma oficina mecânica precisa ser feito de maneira planejada e minuciosa, pois pode acarretar queda nos serviços prestados, além de perdas financeiras substanciais.

Para ajudá-lo nessa tarefa preparamos um artigo com diversas dicas importantes para realizar a gestão de estoque da sua oficina de maneira otimizada, evitando erros e perdas. Continue com a gente!

youtube

Identificando sinais de problemas na gestão de estoque da Oficina

01. Faça um controle cuidadoso da entrada e saída do estoque:

Toda vez que a compra de insumos é feita, esses dados precisam contar em registro, o mesmo deve acontecer quando algum deles for utilizado. Observe se o balanço está correto e se os valores do fluxo de caixa são condizentes ao seu estoque.

02. Compras desnecessárias:

Localize em seu estoque se há muitas peças se acumulando. Isso demonstra que a demanda pela peça ou serviço é muito menor que o esperado, gerando um escoamento orçamentário desnecessário. Verba essa que poderia ser aplicada em outras estratégias dentro do negócio.

03. Atendimento com atraso:

A falta de uma gestão de estoque adequada pode gerar atrasos na entrega dos seus serviços, por ser necessário aguardar a chegada de peças e componentes. Mantenha em estoque os insumos que são utilizados na oficina com maior frequência, além de realizar inventários frequentes para manter o estoque atualizado. Isso evita que haja insatisfação por parte dos clientes e redução no rendimento da oficina.

04. Insatisfação dos clientes:

Obtenha um feedback constantemente, conheça o nível de satisfação dos clientes da oficina, principalmente no que diz respeito aos prazos. Quando há necessidade de realizar pedidos para um carro que já se encontra na oficina, o tempo hábil para a realização do serviço será muito menor, o que pode acarretar atrasos e em falhas. Realizar um atendimento rápido fará o seu negócio ser mais valorizado e indicado entre os clientes. Com um estoque completo, serviços que poderiam levar dias podem ser feitos em horas.

 

 

05. Desorganização prejudica clientes e funcionários:

Sem saber como está o estoque da oficina, os funcionários têm o seu desempenho prejudicado e acabam por gerar atrasos desnecessários. Imagine, por exemplo, o tempo perdido procurando uma peça que não foi corretamente removida do inventário.

Essa falta de controle do inventário pode gerar inúmeros problemas para o seu negócio, reduzindo a produtividade, o tempo para entrega dos serviços, além de causar perdas financeiras, uma vez que, ao demorar na entrega de um serviço, a oficina acaba perdendo novos clientes.

Seguindo essas orientações, você poderá realizar um controle de estoque mais efetivo, evitando todos os problemas que a desorganização pode acarretar. No começo, colocar o inventário em ordem pode parecer difícil, mas com o tempo se torna um processo natural dentro da rotina da oficina.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend