Se você precisa lidar com a armazenagem, sabe que esse aspecto é muito importante para o seu negócio, e deve ser gerido estrategicamente. A gestão de custos pode garantir que os seus investimentos estão sendo aplicados de forma otimizada.
Para entender um pouco mais sobre Gestão de Custos, veja esse artigo que preparamos para você!
Controle de gastos simples
Muitas vezes, o controle de gastos está nas pequenas coisas. Verifique os principais aspectos da sua produção e identifique os principais pontos de melhoria. De nada adianta implementar sistemas de controle de custos em todas as etapas e setores do seu negócio, pois isso pode tornar o processo mais complicado.
Identifique suas fraquezas
Com a utilização de um bom sistema de gestão de custos, você poderá identificar os pontos de melhoria que mais causam impacto na sua receita. Com essa informação em mãos, você irá direcionar os seus esforços de forma mais efetiva. É muito comum encontrar dois ou três itens que comprometam quase 80% do orçamento. Aplicar ações efetivas nesses itens pode te ajudar em uma redução de custos mais significativa do que simplesmente abranger todos os aspectos da sua produção.
Conheça a sua receita
O objetivo de realizar a gestão de custos da sua armazenagem é atingir a eficiência comercial do seu negócio. Para isso, o controle de custos é importante, mas o gerenciamento da receita é vital para otimizar os resultados de forma eficiente. Um grande fator nos problemas das receitas está na compra dos insumos externos, por exemplo.
Os resultados são fortemente impactados por erros nesses dois pontos, como problemas na gestão dos insumos e na venda do seu produto, por exemplo. É preciso tomar decisões assertivas, desde a compra dos defensivos, até a especulação do preço de venda do seu estoque.
Aprenda a ler o mercado para uma boa Gestão de Custos
No mercado, principalmente nos commodities agrícolas, é tudo sobre entender o tempo para realizar transações e tomar decisões estratégicas. Por esse motivo, é muito importante conhecer e gerenciar o momento do mercado. Suponha que você tenha um aumento na sua produtividade.
Em decorrência disso, a sua posição no mercado será diferente, assim como a receita destinada para insumos e armazenamento. Saber o momento certo de vender pode ser a chave para o sucesso e uma gestão de custos mais eficiente.
Amplie a sua produtividade
Aqui não falamos de aumentar a capacidade produtiva (o que necessita de novos investimentos), falamos sobre produzir mais com menos. Isso quer dizer que os seus insumos serão utilizados de forma otimizada, ampliando os ganhos e por consequência reduzindo os custos. Com a utilização de um sistema de gestão de custos de qualidade, você poderá gerenciar os seus insumos de forma mais eficiente.
A produtividade ajuda a combater um grande vilão da gestão de custos: o desperdício por ineficiência. Muitos insumos são caros e podem causar um impacto muito grande na sua receita.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?