Gestão de custos eficiente: como aplicar?

O gerenciamento de custos é uma prática que precisa ser aplicada em qualquer negócio. Perceba como até nós, com nossos gastos pessoais, precisamos ter controle sobre o dinheiro que gastamos. Em empresas, essa tarefa precisa ser planejada e consistente. Vamos entender como aplicar uma gestão de custos eficiente no seu negócio.

O que é gestão de custos?

Trata-se de controlar todos os gastos e despesas do negócio, tendo em vista um planejamento para tomar ações corretas e implementar práticas racionais. Nesse processo de gestão de custos, busca-se entender de maneira detalhada tudo o que está saindo do caixa do negócio para fins de produção e geração de receita.

A gestão de custos procura, portanto, criar um caminho saudável para o gestor seguir. Ele pode tomar decisões rumo ao crescimento desejado, sem utilizar o dinheiro de maneira equivocada. É uma forma de proporcionar crescimento e expansão sustentável.

Como funciona o gerenciamento de custo?

Para aplicar a gestão de custos com eficiência, é fundamental compreender os conceitos de custos e despesas. Embora, muitas vezes, entendidos como sinônimos, cada um tem um característica dentro do processo de produção.

O custo de produção é o valor gasto para você colocar seu produto ou serviço no mercado. Portanto, é o valor aplicado em matéria-prima, mão de obra, eletricidade, água, internet, entre outros. As despesas são os valores gastos em fatores não relacionados diretamente ao processo de manufatura. Entre as despesas estão os gastos com marketing, por exemplo, ou salário administrativos.

Por que então que buscamos o gerenciamento de custos e não “de custos e despesas”? Porque as despesas são relacionadas como custos fixos. É tudo o que sua empresa gasta fora da linha de produção. Eles não são alterados em caso de aumento ou diminuição da produção, por isso são fixos.

Como fazer o gerenciamento de custo eficiente

Entenda o que causa os custos e receitas da empresa: O primeiro passo é relacionar todos os custos fixos e variáveis que o negócio tem atualmente e o que gera lucro.

1. Planejamento:

Em seguida você precisa criar um planejamento em que estipule como o dinheiro de custo será utilizado. Ele deve conter políticas e diretrizes para gastar dinheiro tendo em vista o lucro.

2. Use ferramentas para gestão de custos:

Para ter eficiência desejada, conte com boas ferramentas. Recomendamos fortemente que você utilize um software para gerir os seus custos, em razão das diversas funções voltadas para a melhoria do negócio.

3. Melhore o planejamento:

Por fim, você deve entrar em um ciclo de monitoração dos custos, para poder aumentar a eficácia e melhorar continuamente sua aplicação financeira e contábil.

Esse processo cíclico deve ser trabalhado em etapas, de modo que você sempre volte ao primeiro passo para se certificar de que está dentro do planejamento. Como mencionamos na introdução, o gerenciamento de custo não é um remédio imediato, pois precisa de aplicação sistemática e consistente.

Para poder realizar uma monitoração eficiente, você precisa de um sistema de gestão de custos eficiente.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend