A gestão de compras é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa. Afinal, é através dela que o seu estoque de produtos, nutre os departamentos com material de apoio e atende as demandas dos consumidores — aumentando, assim, a sua receita.
Se ainda tem dúvida, acompanhe a leitura deste conteúdo e conheça cinco dicas para ter eficiência nesse processo na sua empresa!
1. Estabeleça um planejamento estratégico para gestão de compra de sua empresa
O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial na gestão de compras, visto que possibilita ao setor responsável sistematizar as ações de compras que precisam ser desenvolvidas para o alcance dos objetivos traçados, os quais devem estar alinhados aos interesses globais da empresa.
Desenvolvendo um planejamento estratégico, o setor de compras sabe o que precisa fazer e como fazer para alcançar de maneira mais eficiente e econômica as metas definidas.
2. Conte com tecnologias de gestão
Contar com tecnologias ou softwares de gestão é também uma ótima alternativa para garantir uma gestão de compras eficiente, econômica e produtiva. Mais que isso, na verdade, é uma excelente solução para quem busca otimizar o processo de compra.
As tecnologias de gestão voltadas para o setor de compras, geralmente, possuem recursos e funções que facilitam as operações de compras, como, por exemplo, cotação de preço, cadastro de fornecedores e emissão de relatórios para avaliar o desempenho do setor.
3. Compre por projeto
Existe, atualmente, um debate em torno da melhor forma para se efetuar compras, se por projeto ou utilizando o método tradicional, que consiste, simplesmente, em demandar que o setor de compras realize a aquisição de produtos conforme solicitação dos departamentos da empresa.
Para os especialistas, esse último modelo está ultrapassado. Assim, eles têm recomendado a compra de produtos ou serviços por projeto, pois acreditam que é uma forma estratégica de fazer com que a empresa tenha acesso a outros fornecedores e compre produtos e serviços por valores acessíveis. O método tradicional coloca a empresa em um ciclo vicioso, impedindo que ela inove nessa área.
4. Crie um padrão de compra
Seja a compra realizada por projeto ou não, é fundamental definir um padrão ou um diagrama de compra, que possibilite aos colaboradores do setor saberem exatamente por onde começar para realizar a compra de produtos ou serviços demandados.
Constituir um esquema de compra, com todos os procedimentos a serem realizados, otimiza o processo de aquisição e orienta os envolvidos, fazendo com que eles ganhem tempo e o produto seja enviado rapidamente.
5. Pesquise antes de comprar
A eficiência está diretamente relacionada à economicidade. Portanto, para fazer uma gestão de compras eficiente, realize, no mínimo, três cotações ou pesquisa de fornecedores, para que dessa maneira possa selecionar a melhor proposta considerando a capacidade técnica e financeira do fornecedor, bem como o preço do produto.
Como se vê, é possível obter a excelência na gestão de compras e fazer, assim, com que a marca inove e se destaque no mercado.
Veja no vídeo abaixo alguns recursos da nossa ferramenta de gestão de compras.
Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?