Você sabia que o problema na gestão de armazenagem de insumos é um dos que mais resulta em perdas financeiras para o segmento do agronegócio?
Estima-se que R$ 20 bilhões são perdidos todos os anos no agronegócio por falta de espaço para estocagem, sendo essa uma realidade de todas as regiões do Brasil que resulta ainda em dificuldade para o escoamento de tudo o que é produzido.
Um pouquinho dos dados para entendermos melhor…
Para entender o motivo basta fazermos uma conta básica: se hoje o Brasil tem capacidade para produzir algo como 180 milhões de toneladas de grãos todo ano; mas só consegue armazenar 140 milhões, isso significa que uma boa parcela de tudo o que é produzido acaba comercializado a preço de banana, ou ainda pior: jogado fora.
A realidade, de fato, é desastrosa: o produtor perde em rentabilidade pela falta de espaço para armazenar os frutos da sua safra ao se desfazer desta muitas vezes por valores muito abaixo do mercado.
No entanto, trazemos boas notícias para os produtores: com uma gestão eficiente e organizada da armazenagem é possível equilibrar os lucros e ganhos em silos e armazéns.
A seguir, confira algumas dicas de como implementá-la em sua produção.
Ajuste a sua produção à demanda
O recomendado é que antes de qualquer safra o produtor faça uma previsão não só da sua produção, mas também, da demanda do mercado. Veja bem: em vez de pensar sempre em bater recordes de produção, adequá-la para a quantidade que você consegue estocar (e consequentemente, vender por um excelente valor) é mais inteligente e ainda reflete na economia de recursos.
No entanto, se há expectativa de um bom crescimento da safra, adiante-se: buscando com antecedência mais compradores para que se torne possível escoar esse excedente.
Se tornar parceiro de cooperativas de modo a utilizar a infraestrutura da mesma para armazenamento dos insumos também é um método eficiente de driblar o problema de estocagem. Também é possível se adiantar aqui, fazendo com antecedência a reserva de um espaço que seja suficiente para o excedente.
E por fim, mas não menos importante você também pode investir em um software de gestão de armazenagem que informatizará o controle detalhado da produção, estoque e vendas dos insumos. O sistema auxilia tanto na previsão de demandas como no próprio controle da armazenagem, trazendo resultados eficientes e muito mais rentabilidade para os silos e armazéns.
Deixe a gestão de armazenagem estratégica para quem entende do assunto
Precisando de ajuda na gestão de armazenagem de seu negócio? Nós podemos te ajudar.
A Domtec Sistemas possui um sistema ERP especializado em gestão de armazenagem para silos e armazéns. Basicamente esse sistema permite ganhos em produtividade e, igualmente, em indicadores de informações estratégias, servindo como apoio para a tomada de decisões dos principais gestores da empresa. E o melhor de tudo: com uma das melhores relações custo x benefício do mercado.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?