O almoxarifado é um daqueles locais muito importantes para uma empresa, seja ela pequena, média, grande, comércio ou indústria. Isso porque ali estão todos os materiais necessários para seu funcionamento, e um acesso rápido e organizado a esses itens agiliza os processos, aumenta a produtividade e diminui gastos para a empresa. Por isso, falaremos um pouco sobre a importância da gestão de almoxarifado na indústria.
Uma gestão de almoxarifado mal feita pode gerar prejuízos
A primeira coisa a se entender é que todo o processo de recebimento, armazenagem e organização de materiais gera despesas. Afinal, estamos lidando com espaço para o estoque, funcionários especializados e sistemas de gestão. Mas é bom ter em mente que essas despesas são, na verdade, investimentos para sua empresa e podem evitar grandes prejuízos.
Isso porque, na indústria, lidamos com grandes volumes de matérias-primas e itens utilizados na produção. Um armazenamento incorreto pode gerar perdas de materiais e prejuízos financeiros enormes para a empresa. Imagine uma matéria-prima esquecida no fundo do seu estoque. Além de gerar custos de armazenamento, ela pode perder a validade ou estragar, causando perda financeira e impactando sua produção.
Seu almoxarifado deve ter em mãos informações confiáveis
Exatamente para evitar perdas de materiais ou compras desnecessárias, é importante que seu almoxarifado tenha em mãos informações completas e confiáveis sobre o estoque. Quais matérias-primas estão disponíveis, onde e como estão armazenadas, suas validades e usos devem estar sempre prontos a serem consultados.
Por isso, um sistema de gestão de almoxarifado é a solução. Vamos falar um pouco sobre as vantagens desse tipo de sistema para sua indústria.
As vantagens de um sistema de gestão de almoxarifado para a indústria
- Inventário sempre atualizado: com um sistema de gestão de almoxarifado, seu inventário estará sempre atualizado e condizente com a realidade. Isso significa que será muito mais fácil visualizar os materiais disponíveis, conferir os valores, os gastos e identificar possíveis perdas.
- Processos automatizados e mais confiáveis: sabemos que a gestão humana de informações é passível a erros, e quando estamos lidando com grandes volumes de materiais, um pequeno erro pode gerar um grande prejuízo. Utilizando um sistema de gestão de almoxarifado, todo o processo de entrada e saída de materiais é automatizado e muito mais confiável.
- As informações não ficam centralizadas em um único computador: geralmente, os dados do estoque ficam centralizados em um único computador. Um sistema de gestão de almoxarifado vai dar ao gestor o acesso aos dados onde ele estiver, permitindo visualizar a real situação do estoque de qualquer lugar, através de um sistema mobile.
- Mais segurança com informações salvas na nuvem: já imaginou se o computador onde estão todos os dados do seu estoque sofre uma pane? Todas as informações seriam perdidas e os prejuízos seriam enormes. A opção mais segura é manter esses dados na nuvem, garantindo acesso de qualquer máquina onde seu sistema de gestão esteja ativo.
Tenha essas vantagens em sua empresa e otimize seus processos de almoxarifado
Investir em um bom sistema de gestão de almoxarifado para sua indústria pode reduzir problemas comuns da área, diminuir gastos desnecessários, eliminar perdas por falta de organização e ainda dar ao gestor mais poder de controle e decisão sobre as questões de estoque e materiais.
Por isso, o ideal é que se busque um sistema confiável, completo e abrangente, que garanta a sua empresa processos mais confiáveis e otimizados, como o Yzidro ERP, por exemplo, um sistema prático e intuitivo feito para atender as necessidades da sua indústria.
Clique abaixo para falar com um consultor e agendar uma demonstração…