A gestão da qualidade é um processo que envolve muitos mecanismos dentro de uma empresa, desde a experiência do cliente até a satisfação dos colaboradores, fornecedores e demais envolvidos no desenvolvimento do trabalho da instituição.
Enquanto estratégia, serve não só como ferramenta de análise, mas também como forma de possibilitar melhorias expressivas em todas as etapas relacionadas ao trabalho da instituição.
Como funciona a gestão da qualidade?
A gestão da qualidade permite adaptações de acordo com o foco de cada organização, mas, de forma geral, as instituições têm aplicado a gestão da qualidade das seguintes formas:
Foco no atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente tem sido pensado não só como maneira de resolver possíveis problemas, mas também como mecanismo capaz de promover satisfação e humanização dos processos de atendimento, gerando uma experiência de compra com certo nível de personalização.
Treinamentos
Os treinamentos de equipes sempre existiram, mas, com o foco na gestão da qualidade, eles deixam de serem modos de se aprender um determinado processo para se tornarem um processo de formação contínua, que tem como principal objetivo aprimorar as pessoas em primeiro lugar e depois os processos que elas desenvolvem na instituição.
Quais são os principais objetivos da gestão da qualidade?
Além do foco no cliente, a fim de promover satisfação, e de um ambiente formativo, com liderança coerente com os propósitos da formação, outros objetivos centrais da gestão da qualidade são:
Tomada de decisão com base em fatos
As decisões dentro de uma instituição que aplica a gestão da qualidade são sempre baseadas em fatos concretos ou em dados indicativos, ou seja, há a necessidade de se justificar a decisão escolhida.
Num contexto como esse, não se pode aceitar decisões que não estejam intimamente alinhadas ao propósito e à visão da instituição como um todo, por isso, a integração de todos os colaboradores em torno da visão da empresa é essencial para o bom funcionamento da gestão da qualidade.
Visão do todo
A tomada de decisões com base em fatos só poderá acontecer se os gestores tiverem visão de todos os processos que envolvem o dia a dia da instituição.
Ao olhar para o todo, é possível saber como analisar os dados indicativos de forma a melhorar todas as fases do processo, considerando também a influência de fatores internos e externos.
Relação com os fornecedores
Ter um bom relacionamento com fornecedores que também ofereçam qualidade compatível àquela esperada pela empresa é fundamental e pode se converter até mesmo em estratégia de negócios.
Os fornecedores podem ser peças-chave para aumentar o nível de satisfação dos clientes, por isso essa relação é tão importante.
Os benefícios da gestão da qualidade
Já pontuamos que a gestão da qualidade é potencial em criar equipes mais satisfeitas e engajadas, com melhor formação, ambiente corporativo saudável e boa relação com os fornecedores, mas há outros benefícios.
O maior deles é o melhor desempenho como um todo, tanto da empresa em si (com relação aos seus objetivos), quanto individualmente para cada colaborador. Tudo isso é resultado da implementação das melhores práticas. Consequentemente, há também a atração e retenção dos maiores talentos da corporação.
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