A expedição logística é essencial para que toda empresa de distribuição tenha processos bem elaborados e realizados com competência para manter uma boa relação com seus clientes.
Uma das ferramentas fundamentais para ajudar nessa missão é a expedição logística, porém, muitos empresários ainda cometem erros fatais nessa missão.
Caso esteja nessa situação, confira este artigo até o final e saiba como fazer uma expedição logística de qualidade. Anote as dicas e melhore os resultados.
Boa leitura!
O que é expedição logística?
Consiste na etapa em que a empresa faz o produto chegar até o cliente. Como o enfoque hoje são as distribuidoras, nos referimos ao modo que essas companhias agem para que as mercadorias cheguem nas lojas contratantes.
Não se trata somente de despachar um produto até o cliente, o cuidado envolve a escolha da embalagem adequada para cada bem, traçar a melhor rota (tempo, distância e valores) e elaborar os documentos comerciais e fiscais.
Portanto, a expedição logística exige um planejamento cuidadoso para que uma entrega seja bem sucedida e, assim, evite danos para a imagem e o caixa do negócio, além de prejuízos para o demandante que precisa da mercadoria.
Qual setor responde por essa tarefa?
A área da empresa responsável por essa tarefa é a logística. Seu trabalho consiste em armazenar e enviar os produtos que estão disponíveis para venda.
Portanto, qualquer companhia que tenha mercadorias em estoque e precisa envia-las para os clientes precisa ter um setor de logística eficiente e produtivo.
Atualmente há softwares de gestão (ERP) que proporcionam um controle dessa operação de maneira automática e sem os riscos do fator humano. Eles permitem aumentar a produtividade e, claro, o resultado positivo no processo.
Benefícios da expedição logística
Diante deste cenário, já é possível perceber que um dos principais benefícios de uma expedição logística competente é a satisfação dos contratantes que, assim, não têm motivos para procurar uma parceria com outra distribuidora.
Outras vantagens para o negócio são: diminuição de gastos, percepção adequada de erros na distribuição, monitoramento eficiente das equipes de comercialização, expedição e transporte das mercadorias até chegar ao cliente.
Qual prejuízo a distribuidora pode ter?
Erros na entrega de produtos podem ser desastrosos para uma empresa e seu parceiro comercial. Ambos têm danos financeiros e de reputação. Seu cliente pode desistir das compras em sua distribuidora e procurar outra companhia.
A partir daí, seguem situações desgastantes como quebras de contrato, perdas de receita e marcas negativas na imagem da empresa. Reflita: você gostaria que sua distribuidora tivesse a fama de sempre fazer entregas com atrasos?
Como a tecnologia pode ajudar a expedição logística?
Um software integrado de gestão (ERP) é uma ferramenta que reúne os dados mais relevantes de todas as áreas envolvidas na operação. Desta forma, a comunicação é constante e segura, o que é essencial para uma distribuidora.
O ERP possibilita a interação automática entre os setores de vendas, compras, transporte e documentos fiscais. Além disso, disponibiliza relatórios de gestão sempre atualizados que permitem eventuais correções na rota da operação.
Com esse software integrado de gestão, as informações estão sempre corretas, obtidas de forma automática e em pouco tempo. Assim, os riscos para a expedição logística de uma empresa se tornam praticamente inexistentes.