As estratégias de crescimento de um negócio devem ser bem planejados, pautadas por dados precisos, de modo que o líder evite tomar decisões impulsivas.
Desse modo, ainda há muitos gestores que conduzem os seus negócios sem uma estratégia pré-estabelecida, utilizando somente o chamado “feeling empresarial”.
Contudo, isso compromete o crescimento sustentável da empresa, pois é necessário que a organização evolua constantemente, de forma que as ameaças externas não prejudiquem a sua permanência.
Portanto, neste artigo, você conhecerá três estratégias de crescimento para a sua empresa. Afinal, todo negócio precisa de um caminho sólido de expansão para uma evolução efetiva e consistente. Vem com a gente!
Amplie a sua área de atuação com novos produtos e serviços
Uma das estratégias de crescimento utilizadas pelas empresas é o lançamento de novos produtos ou serviços, de modo a expandir a área em que atuam.
Restringir-se a um setor específico pode ser uma boa decisão para as empresas iniciantes, já que isso auxilia a marca a se firmar em seu objetivo.
Entretanto, se você almeja expandir o seu negócio, vale a pena analisar a possibilidade de ampliar o leque de atuação, sem deixar de ser coerente com o seu posicionamento.
Sendo assim, se o seu negócio já está estabelecido em algum setor específico, talvez seja o momento de oferecer algo novo para os consumidores.
Lembre-se da importância de estar atento às demandas do mercado, mas cuide também para que sua marca nunca perca a essência, já que os seus clientes poderão estranhar o lançamento de um produto ou serviço completamente diferente da sua proposta inicial.
Adote novas estratégias de Marketing para melhorar as estratégias de crescimento
O papel do marketing é essencial para as estratégias de crescimento de uma empresa. Afinal, é a partir dele que a imagem da marca é construída, fazendo com que a lembrança da empresa permaneça na mente dos consumidores.
Dessa forma, se você deseja ampliar o seu negócio, é fundamental rever as suas estratégias atuais de marketing.
É necessário propor novas ações que impulsionem a relevância de sua marca na área em que atua, ao mesmo tempo que a empresa se diferencie dos demais concorrentes.
O avanço da internet, por exemplo, é uma boa oportunidade para as empresas se beneficiarem com as estratégias do marketing digital.
Anúncios online, otimização de busca (SEO), copywriting, redes sociais, entre outros, são alguns exemplos da gama de oportunidades que o marketing digital proporciona para o crescimento de uma marca.
Aprenda com a sua concorrência
Outra forma de expandir um negócio é através do aprendizado com os seus adversários. Esse processo de avaliar uma empresa em relação à concorrência é chamado de benchmarking.
A partir dessa técnica, você será capaz de analisar quais concorrentes obtiveram êxito em suas expansões, além de identificar as estratégias utilizadas.
Após isso, você deve questionar se consegue aplicar as mesmas ações para o crescimento do seu negócio, e se elas fazem sentido no contexto do mercado.
É importante lembrar que essa tática não é um plágio da concorrência. Ela é útil para você buscar inspiração através do sucesso de outros exemplos, de forma que você aplique o método em sua realidade.
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