O estoque é a parte fundamental do bom funcionamento de uma empresa, mas não ter controle sobre ele pode trazer muitos transtornos e prejuízo. Estoque parado significa dinheiro parado, não é mesmo? Além disso, se os produtos que constam no estoque forem perecíveis, ainda há o sério risco de prejuízo por causa da validade. Desse modo, traremos, nesse texto, algumas dicas simples para fazer com que o seu estoque volte a girar.
Esse tema lhe interessa? Então, continue lendo!
Como identificar a baixa rotatividade do meu estoque?
Não é muito difícil perceber que a rotatividade do seu estoque está abaixo do ideal: se você realizar um inventário ou até mesmo conferir visualmente o estoque, irá perceber se existem muitos produtos nessas condições. Um estoque parado pode trazer muitos prejuízos para a empresa, como um baixo fluxo de caixa, a contração excessiva de empréstimos devido à dificuldade de arcar compromissos com os fornecedores e a perda de produtos, bem como a elevação desnecessária com custos de armazenamento.
Por que meu estoque está parado?
Muitas vezes, a falta de controle na compra de produtos acaba fazendo com que itens desnecessários sejam adquiridos, o que causa a baixa rotatividade deles no estoque. O controle, que, muitas vezes, é feito de forma manual, favorece erros no cadastro de produtos e em suas quantidades, o que é muito prejudicial para o controle do estoque. Nesse sentido, aplicar estratégias tecnológicas de controle de estoque é um importante diferencial para a resolução desse problema.
Algumas estratégias simples podem ser de grande ajuda na busca pelo adequado controle do estoque, de forma a evitar prejuízos e perdas. São elas:
- Identificar a demanda real
Saber quais são os períodos do ano em que determinado produto tem maior demanda é de suma importância para evitar que o estoque fique parado por muito tempo. Desse modo, identifique a sazonalidade dos seus produtos e acompanhe esse movimento na montagem do estoque.
- Comprar de acordo com a necessidade
O “achismo” é inimigo da rotatividade do estoque. Por isso, na hora de realizar suas compras, verifique a necessidade dos produtos com base em dados reais, consolidados, gerados por relatórios que devem ser feitos periodicamente.
- Escolher bem os fornecedores
Contar com fornecedores que realizam a entrega rápida dos produtos é de grande ajuda para evitar a necessidade de comprar com muita antecedência e acabar ficando com itens parados. Desse modo, você tem a segurança de permanecer com poucos produtos estocados, mas sem o risco de faltarem produtos quando houver a necessidade de tê-los.
- Ter boas estratégias de vendas
Estratégias de marketing e boas promoções são ótimas opções para acabar com o estoque parado. Desse modo, ofereça descontos, brindes e outras técnicas de vendas para que os clientes sejam atraídos para os seus produtos.
- Automatizar a gestão do estoque
A automatização do gerenciamento do estoque é a principal estratégia para evitar estoque parado. Automatizar o controle de estoque permite o acesso rápido a dados reais sobre as quantidades de produtos estocados, uma vez que esses softwares oferecem relatórios completos sobre a situação dos produtos em estoque.
Gostaria de saber mais sobre sistemas tecnológicos que podem contribuir muito para o aumento da produtividade e lucratividade da sua empresa? Solicite uma demonstração com um de nossos consultores clicando no banner abaixo!