ERP na manufatura: saiba como ele pode ser aplicado no setor industrial

Ter um bom sistema de gestão é fundamental para toda empresa, pois é nele que serão concentradas as informações e atividades que podem subsidiar os gestores no processo de tomada de decisão. Uma das plataformas mais utilizadas é o ERP — Enterprise Resource Planning (planejamento de recursos empresariais), com aplicação para vários segmentos de negócios. Veja como o ERP na manufatura pode melhorar seu processo produtivo.

O que poucos imaginam é que um sistema ERP na manufatura pode (e deve) ser utilizado, ajudando o setor industrial em suas operações do dia a dia e no planejamento para o médio e longo prazo. Mas você gostaria de saber mais a fundo sobre a aplicação do ERP para esse segmento? Tem dúvidas sobre as abordagens e benefício? Então, este artigo foi feito especialmente para você!

Conheça as funções do ERP na manufatura para o setor industrial

As funções de um ERP nos segmentos mais comuns da economia são muito conhecidas e utilizadas, mas quando os holofotes se voltam para o setor industrial, o cenário muda um pouco. Então, vejamos a seguir os principais módulos e funções que compõem um ERP especializado em manufatura.

Controle da produção

O ERP pode exercer a função fundamental para o controle da produção industrial, armazenando e analisando todas as informações de maneira estruturada e sistemática no que diz respeito ao consumo de insumos e perdas no processo de fabricação. Assim, será possível reduzir os custos, além de ajudar a criar novos processos que sejam capazes de aumentar o nível de efetividade.

Desenvolvimento de novos produtos

Todo produto é desenvolvido, produzido e comercializado de acordo com as demandas do mercado consumidor. Nesse sentido, o ERP na manufatura ajuda os gestores a entenderem as necessidades e demandas de consumo dos seus clientes e unindo as informações da capacidade produtiva instalada será possível criar projetos de desenvolvimento de novos produtos.

Integração com o Supply Chain

É fato que é preciso ter um controle aprimorado do nível dos estoques de insumos, afinal, o excesso pode imobilizar o capital financeiro da empresa em materiais parados, mas a baixa quantidade pode representar riscos à continuidade das operações.

Por isso, é importante adotar a metodologia de Just in Time, ou seja, na hora certa. Em outras palavras, o ERP na manufatura permite a integração do setor de compras com os fornecedores, garantindo que ocorra ressuprimentos nos níveis ideias e no momento exato, variando de acordo com o nível de produção.

Integração com as áreas de apoio com um ERP para manufatura

O ERP no setor industrial exerce uma função primordial no que diz respeito à integração, interligando o chão de fábrica com as demais áreas de apoio. Assim, haverá coesão nas operações que atingem o setor financeiro, gestão de pessoas, compras, faturamento, comercial e demais áreas.

Ao adotar um ERP com foco em manufatura na indústria, os gestores terão à disposição um ecossistema de informações capaz de ajudá-los a conduzir as atividades de maneira a proporcionar um escalonamento, efetividade das operações e melhor atendimento do seu público consumidor.

Nos dias atuais, não é possível falar do setor industrial sem a adoção de um sistema ERP, afinal, essa plataforma representa o divisor de águas em suas operações rumo ao uso inteligente dos recursos e implantação de novos processos com foco em melhoria contínua.

Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?



//
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Send this to a friend