Independente do ramo de atividade, toda indústria precisa lidar com uma série de conjuntos de dados. Gerados por todos os setores da organização, os números, ou melhor, a análise correta deles, é a chave do sucesso. Para tanto, o processo não pode ser efetuado isoladamente, como é frequente na maioria das empresas, principalmente nas indústrias. Se a adoção de um ERP industrial fosse tratada como algo essencial para a gestão, os resultados seriam muito melhores.
O ERP é o software que transforma todo o volume de dados da organização em informações úteis e, portanto, valiosas. Atualmente, é difícil imaginar uma indústria que vá muito longe sem um ERP industrial. Quer saber por quê? Continue a leitura!
Integração entre os principais setores do negócio com ERP industrial
Imagine a possibilidade de ter os principais dados da sua empresa sempre à disposição, sem a necessidade de contatar determinado setor. Com o ERP industrial, a gestão da empresa em si é facilitada.
O gerenciamento de estoque, por exemplo, deixa de conviver com lacunas administrativas. Isso significa que ele será suprido de acordo com as ordens de venda dos produtos. Em outras palavras, você saberá exatamente quais matérias-primas devem ser repostas o mais rapidamente possível. Os pedidos de reposição, inclusive, são calculados para que o material chegue antes de afetar a produção.
Em vez da utilização de um software para a contabilidade e outro para o financeiro, tudo será concentrado no ERP. O funcionamento, então, é bem simples. A diferença é que todas aquelas funções típicas do negócio são executadas de um modo muito mais ágil e intuitivo. Essas são algumas das funções realizadas pelos diferentes módulos do ERP:
- gestão do fluxo de caixa;
- controle de contas a pagar e das dívidas dos clientes — importante para descobrir o limite da taxa de inadimplência dos clientes e criar meios para reduzi-la;
- monitoramento de todos os prazos relacionados ao Fisco, evitando o pagamento de multas decorrentes de atrasos.
Maior economia operacional
O ERP industrial também contribui para diminuir o desperdício. Com o controle mais preciso dos pedidos, a empresa opera de acordo com a demanda. Não há nenhum risco de um excesso de produção, por exemplo. Diante de uma nova crise econômica, a produção excessiva rapidamente se transforma em prejuízo.
Aumento da segurança dos dados
Outro ponto extremamente importante do ERP industrial se refere ao grau de proteção dos dados gerados pela empresa.
Observe que você terá em mãos um sistema com tecnologia de ponta, impedindo o acesso indevido de pessoas não autorizadas. Todo o ambiente é movido com base em um sistema de permissões.
Melhora da qualidade do ambiente de trabalho
Nunca é demais lembrar que o trabalho na indústria causa um cansaço físico e mental profundo em muitos colaboradores. Como o ERP melhora significativamente o fluxo de trabalho, os funcionários tendem a trabalhar menos, mas com muito mais qualidade.
Relatórios para a tomada de decisão com um ERP industrial
Por fim, o ERP ideal também produz relatórios minuciosos sobre cada etapa do processo de produção. Esse detalhe influencia positivamente as decisões tomadas pelos gestores. Com um ERP industrial completo e desenvolvido com tecnologia de ponta, os tradicionais equívocos de gestão diminuem bastante. Além disso, a empresa fica mais preparada para planejar o próprio futuro.
Gostou do artigo e quer saber um pouco mais sobre o assunto?