E-commerce B2B: conheça o futuro das vendas das distribuidoras

Saindo do varejo, o e-commerce B2B é uma grande tendência para o ramo atacadista distribuidor nos próximos anos. Estar atento a essa tendência pode ser o diferencial necessário para atingir o sucesso.

O futuro desse setor está nas transações online, e para falar um pouco mais desse assunto, preparamos esse artigo para você. Confira!

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O que é o e-commerce B2B?

Para começar a entender o conceito do e-commerce B2B, precisamos separá-lo em duas partes distintas: o e-commerce em si e o Business to Business (B2B). Separando esses dois conceitos, é fácil discernir a estrutura dessa tendência.

Um bom exemplo de uma cadeia B2B completa, é o que ocorre dentro do setor automotivo: ele é composto por uma enorme cadeia de suprimentos, começando com o fornecimento de matéria-prima até a fabricação de cara parte individualmente.

Essa cadeia de suprimentos é composta por diversas empresas e relacionamentos com clientes B2B para que a produção do bem seja concluída e o produto seja vendido ao cliente final. Quando tratamos de e-commerce dentro dessa cadeia, nos referimos a todas essas empresas que fecham negócios e realizam a gestão de relacionamentos por meio da internet.

O e-commerce B2B permite que os pedidos de compra sejam migrados para uma plataforma online, de forma a facilitar e otimizar o processo de venda e negociação para todas as partes.

Quais as soluções que pode trazer para as empresas?

Existem muitas vantagens ao se implementar um sistema B2B na sua empresa. São elas:

Vendas independente do horário

A utilização de uma ferramenta de e-commerce B2B removerá a barreira do horário comercial, e reduzirá a dependência de vendedores, consultores externos e RCA para concluir as vendas. O seu site ficará disponível 24 horas por dia, possibilitando que o cliente possa acessar a qualquer momento e realizar a compra.

 

 

Neutraliza as barreiras da área de atendimento

Por meio do e-commerce B2B, você pode reduzir a necessidade de vendedores para efetuar suas vendas. Por mais que uma boa equipe de vendas possa ser parte importante de uma empresa, a utilização dessa estratégia pode ser o melhor complemento para o trabalho realizado pelo seu time. O e-commerce B2B pode atingir uma parcela diferente do seu público alvo.

Automação e agilidade

Existem clientes que realizam compras frequentes, e esse processo será muito facilitado, já que os pedidos que são recorrentes podem ficar salvos na plataforma. Dessa forma, sempre que o cliente precisar repetir o pedido, basta acessar o e-commerce B2B da empresa.

Definição de compras de acordo com os clientes

O e-commerce B2B da sua empresa permite que você crie um perfil mais próximo do seu cliente, por meio da navegação no seu site. Conforme eles navegam e conhecem seus produtos, você conseguirá estabelecer suas preferências, de forma a personalizar a experiência.

Marketing direto e promoções

Com base nos resultados apresentados pelo site, você poderá identificar os produtos de topo e criar estratégias focadas nesses produtos, como promoções exclusivas e anúncios de remarketing.

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