São vários os desafios enfrentados por uma distribuidora: a gestão de estoque, a relação com fornecedores, a qualidade na entrega e, consequentemente, os custos logísticos que todas essas operações trazem. Por isso, diminuir valores nesse período é indispensável na atual configuração de mercado.
Além de dar racionalidade ao seu planejamento financeiro, também amplia as opções de investimento na sua distribuidora, como a infraestrutura ou um novo mix de produtos. Afinal, não é possível entender a logística como um processo: tornou-se uma necessidade estrutural do mundo moderno.
Pensando nisso, trazemos as 5 dicas para que sua distribuidora possa reduzir os custos logísticos de forma eficaz.
Vamos lá?
1. Organize os aspectos internos
O primeiro passo é ter um controle efetivo de todas as informações, dados e produtos que possui. Ou seja, necessita-se de um planejamento que mostre, espacialmente, o que tem mais saída, aqueles que demandam maior espaço no estoque e fatores como a sazonalidade das vendas.
Isso permite que você possa objetivar, de períodos em períodos, o que será necessário para melhorar a operação logística. Consequentemente, os custos nesta área caem, como itens extraviados por um armazenamento inadequado.
2. Tenha auxílio da tecnologia para reduzir custos logísticos
Todo o processo descrito acima pode ser oneroso, se for feito de forma manual ou nas famosas planilhas do Excel. Opte por soluções como um software de gestão empresarial feito sob medida para distribuidoras, com módulos que automatizam e centralizam todas as informações.
Assim, é possível dar prioridade às funcionalidades que trazem todas as informações das operações logísticas: dos custos, até alguns outros pontos que iremos debater abaixo – e que mostram a importância de sistemas de gestão do gênero.
3. Trace rotas eficazes
Ao traçar rotas que ampliem a eficiência das entregas (e recebimentos) do seu negócio, tudo fica menos oneroso. Isso porque é possível trafegar menos e, consequentemente, gastar um nível menor de combustível, que, mês após mês, vem sofrendo altas nos reajustes.
Também, ajuda o seu negócio a economizar em outro ponto dos custos logísticos: a vida útil dos seus veículos, que necessitam de menos manutenção, troca de peças ou diminuindo os momentos que a empresa precisa acionar o seguro para a frota.
4. Crie uma política de logística
Os fatores que trouxemos aqui devem redundar nesta dica: uma política de logística que traga uma série de ações internas na distribuidora. Entre os tópicos a serem abordados com a sua equipe estão, por exemplo:
– Pessoas específicas para a gestão de estoque e inventário do seu negócio;
– Capacitação para diminuir o consumo de combustível e uso racional dos veículos da empresa;
Tetos e metas sobre quanto às operações devem custar (recompensando equipes que diminuam a utilização de recursos).
Com poucas (mas assertivas) medidas, é possível reduzir mais de 20% o custo logístico ligado às operações dos seus colaboradores.
5. Renegocie despesas
Para fechar, às vezes, há despesas desnecessárias que podem ser eliminadas ou renegociadas. Prazos com fornecedores, terceirização de espaço ou de frota, por exemplo, podem facilmente ser contornados na procura de novos parceiros comerciais.
Lembre-se sempre: a logística muda o tempo todo e quem não oferece serviços eficientes, mas adaptados ao bolso de pequenos e médios empresários, posiciona-se atrás da concorrência.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?