O capital financeiro é um dos recursos mais importantes de toda organização e, como todos sabemos, com dinheiro não se brinca. Ter o pleno controle do fluxo monetário é essencial para fazer o melhor uso desse ativo e, dessa maneira, criar um ambiente estruturado de crescimento. Essa premissa é ainda mais fundamental para o setor de transformação, em que o correto gerenciamento dos custos industriais é fundamental para evitar prejuízos financeiros e manter a continuidade das operações.
O nosso propósito é ajudar empresas a alcançarem seus objetivos, por isso, preparamos este post em que abordamos algumas boas práticas de gerenciamento de custos no setor industrial.
Registre o custo de aquisição de matéria-prima no gerenciamento de custos industriais
O ponto de partida para a correta apropriação e gerenciamento dos custos industriais ocorre com o registro do valor de aquisição da matéria-prima e demais insumos utilizados diretamente na produção, ou seja, os custos diretos.
Embora os custos indiretos também façam parte desse gerenciamento, estes são mais difíceis de serem atribuídos de maneira detalhada na produção. Mas isso não significa deixar de registrá-los no custo de aquisição.
Apuração das horas trabalhadas
É quase que padrão no setor industrial a remuneração dos colaboradores que atuam diretamente na produção pelo método de horas trabalhadas, ao invés de ter o salário fixo mensal. Dessa forma, será mais fácil controlar os custos, realizar o rateio, a apropriação e demais atividades da área.
Ao apurar as horas trabalhadas haverá o uso inteligente dos recursos financeiros na contratação e manutenção da mão de obra especializada na produção industrial, sempre com foco nos melhores resultados.
Controle das perdas
As perdas que ocorrem no processo produtivo também devem ser consideradas na hora de controlar os custos industriais, afinal, devem ser incorporados ao preço, além de ajudar no desenvolvimento de controles que busquem minimizar tais perdas.
Quanto maior for as perdas de insumos e produtos defeituosos, maiores serão os custos, elevando o risco financeiro do negócio. Por isso, inclua o controle de perdas ao gerenciar os custos na sua indústria.
Gerenciamento do estoque de produtos acabados
É essencial que uma indústria tenha estoque de produtos acabados, contudo, o excesso gera a imobilização de recursos financeiros, elevando os custos do negócio. Em outras palavras, a falta do planejamento gera um “efeito cascata” que resulta em problemas gerenciais.
Para evitar esse cenário caótico é fundamental controlar o estoque de produtos acabados para estar em níveis ideais e, assim, proporcione um ambiente ideal para o gerenciamento dos custos industriais; pois, se conseguir evitar a imobilização financeira com estoque parado será plenamente possível reduzir os custos de produção.
Utilize um bom sistema ERP para gerenciar os custos industriais
Não podemos falar de gerenciamento de custos industriais de maneira efetiva sem abordarmos a necessidade de ter um bom sistema ERP para registrar as movimentações do negócio e, posteriormente, transformar esses dados em informações estruturadas que possibilitem analisar o quanto de recursos estão sendo empregados na produção.
Gerenciamento de custos requer controles precisos do fluxo de trabalho, matéria-prima e demais insumos, por isso você deve escolher bem o sistema de gestão que vai implantar na sua indústria.
Ao empregar essas boas práticas o seu negócio fará o melhor uso dos recursos, ao passo que diminui os custos e, assim, aumentará a rentabilidade e lucratividade, permitindo aplicar parte desse lucro em reinvestimentos para que o negócio continue crescendo.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto?