Custos de produção. Quem é da indústria, sabe que da matéria-prima ao produto, e depois aos distribuidores, há uma infinidade de etapas. E, com elas, gargalos.
Está pesquisando o assunto? Venha conosco! Hoje a Domtec Sistemas vai falar sobre isso. Agradecemos a sua presença e esperamos que goste do que fizemos. Veja, em tópicos, o que você vai encontrar:
- Falta de controle;
- Desperdício;
- Descentralização;
- E falta de um ERP.
Vamos à leitura?
Custos de produção: falta de controle
Um fator essencial não só na indústria, mas nos empreendimentos em geral, é o controle. Na forma de monitoramento de dados, de maneira que estes possam ser usados para tomar decisões estratégicas.
No caso da indústria, estamos falando do controle de:
- Quantidades;
- Matérias-primas necessárias;
- Compras por fornecedor;
- Limites mínimos;
- Prazos de validade;
- Localização no processo produtivo;
Por quê?
Desperdício
Exemplo: prazo de validade. Se não há um controle dos prazos de validade dos produtos finais, ou, digamos, dos tempos de meia vida no caso de um componente químico, há desperdício. Eles se perdem, e a renda que eles iam gerar, também. Sobra só o custo que eles tiveram. Uma solução comum na indústria para isso é o PEPS – o primeiro a entrar é o primeiro a sair.
O PEPS fica mais fácil com o que estamos guardando para o final do texto.
Custos de produção: descentralização
Ok, os negócios estão indo bem. Assim como marcas abrem franquias, a sua indústria abriu, está abrindo ou pretende abrir filiais. Isso é ótimo! Se há demanda, há dinheiro para ser feito, empregos para serem criados, impostos para serem recolhidos e transformados em benefícios sociais etc.
Mas expandir é um risco: perda no padrão de qualidade, aumento dos gastos, máquinas ociosas em situações de crise, novas contratações etc. É por isso que o processo deve ser planejado, documentado e controlado, com manuais, profissionais competentes nos cargos de gerência e tudo o mais que for preciso para manter o padrão da indústria como deve ser.
E há outro ponto importante, o que nos leva ao último tópico.
Custos de produção: falta de um ERP
Nas indústrias e nos negócios de uma maneira geral, há muitos detalhes que devem ser levados em consideração: matéria-prima, linha de produção, segurança do trabalho, equipamento etc. Mas um ponto fundamental na indústria são os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERPs).
Desde que as revoluções industriais começaram e os mercados consumidores se expandiram, o foco tem sido a automação. A transferência da responsabilidade de processos repetitivos de humanos para máquinas, para reduzir erros e aumentar a produtividade.
E agora, com a internet e outras tecnologias digitais, essa automação está evoluindo para os processos burocráticos também.
Os ERPs são ferramentas poderosíssimas capazes de centralizar pontos muito caros a uma indústria:
- Estoque;
- Filiais;
- Frotas de veículos;
- Cadeia de produção;
- Canais de relacionamento com os clientes;
- Finanças;
- E muito mais.
Assim, os gargalos nos custos de produção que citamos anteriormente podem ser mitigados de maneira a chegarem muito próximos de zero.
Te interessa? Conheça o Yzidro ERP, o nosso sistema integrado autoral para a indústria, solicitando uma demonstração para um de nossos consultores clicando no banner abaixo!