Uma técnica capaz de resolver os problemas de gestão é a Curva ABC de estoque, pois o controle de estoque costuma ser o calcanhar de Aquiles de uma grande parcela dos empresários brasileiros que atuam no segmento de distribuição.
Muito estoque faz um dinheiro que poderia estar investido ficar parado, já a falta de produtos pode resultar em perda nas vendas e queda nos lucros, além de dar espaço para a concorrência captar um público que poderia ser seu.
O que é a curva ABC?
Esta é uma ferramenta de controle de produtos e materiais que permite classificar esses itens de acordo com o grau de importância de cada um deles.
O estoque é organizado em três categorias conforme as respectivas gerações de receita, assim, é possível separar os artefatos de maior e menor relevância.
O gestor pode visualizar quais são os produtos mais vendidos e os que não podem faltar nas prateleiras e, deste modo, priorizar a compra desses itens.
Como funciona?
Os produtos são separados em três categorias: na A estão os mais caros, na B aqueles com preço médio e na C os artefatos com menor custo de estoque.
Essa organização possibilita um melhor direcionamento, com prioridade para os produtos com um maior volume de vendas e faturamento gerado ao caixa.
A curva ABC de estoque evita gastos desnecessários em mercadorias que não são vendidas rapidamente, o que gera demora para recuperar o investimento.
Ao identificar os produtos com uma demanda baixa, é possível colocá-los em promoção para aumentar as vendas e evitar o excesso de estoque, enquanto os mais solicitados exigem que haja reposições planejadas com antecedência.
Importância para distribuidoras
A curva ABC é valiosa para as distribuidoras por que permite aos gestores dessas empresas organizarem a frequência da contagem cíclica do estoque.
Os itens da categoria A podem ser contatos trimestralmente, pois exigem menor tempo de reposição. Na categoria B a contagem pode ser semestral. Já na categoria C, os artefatos têm menos saída e possibilitam um cálculo anual.
Para as distribuidoras, esse controle significa racionalização do estoque, formação de preços estratégicos e melhora no nível de atendimento ao cliente. Além disso, essas empresas não correm o risco de perder consumidores e vendas por falta de produtos ou de ficar com dinheiro parado no estoque.
Como calcular a curva ABC de estoque?
Para saber como classificar cada produto de acordo com o grau de relevância para o mercado, multiplique a quantidade anual de itens pelo seu valor unitário.
Em seguida, crie categorias para cada mercadoria em uma ordem decrescente tendo o seu valor de uso como critério. Depois, adicione o preço aos produtos.
Na sequência, é preciso encontrar as porcentagens cumulativas de produtos vendidos e o valor de consumo anual.
Ao final, deve-se ter a seguinte proporção de importância das mercadorias: 80% para a categoria A, 15% de relevância para a B e somente para a 5%.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Agende uma demonstração clicando no banner abaixo.